07 Maio, 2018 11:59

HGV realiza cirurgia neurológica complexa com sucesso

O procedimento foi realizado no Serviço de Hemodinâmica que está tratando aneurismas complexas com resultado de excelência.

Ascom HGV
Hospital Getúlio Vargas (Ascom HGV)

Cirurgia neurológica que antes era realizada em outros estados foi realizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) com sucesso. O procedimento foi possível por meio do Serviço de Hemodinâmica do HGV que está tratando aneurismas complexas, com resultado de excelência como o caso da paciente Maria das Dores da Silva Passos, 55 anos, que foi operada no dia 26 de abril e teve alta hospitalar na quinta-feira (3).

Maria das Dores tinha um aneurisma gigante, no topo da artéria basilar, principal artéria do tronco cerebral que é a estrutura que nos mantém acordados. “Qualquer lesão nessa artéria, leva o paciente ao coma e com uma vida vegetativa e depois ao óbito”, explica o neurocirurgião Arquimedes Cavalcante, coordenador da Neurocirurgia do HGV. 

Segundo Arquimedes, os casos que eram operados com tratamento convencional (cirurgia aberta), a maioria ficava com muitas sequelas. “Era comum decidir com a família e a equipe médica apenas acompanhar o caso e deixar seguir a história natural da doença, geralmente o paciente vinha a óbito”, explica o neurocirurgião.

Ele diz que antes do HGV iniciar o Serviço de Hemodinâmica, alguns pacientes eram encaminhamos para tratamento fora de domicílio, em São Paulo, com custos elevados para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Agora, com o Serviço de Hemodinâmica moderno, esses pacientes são todos tratados em Teresina, com resultados de excelência, como o caso de Maria das Dores. Um tratamento de alto custo,  mas oferecido gratuitamente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o médico.

Arquimedes explica ainda que, depois que o HGV passou a ser gerenciado pela Fundação Hospitalar, os processos de trabalho melhoraram e possibilitou  uma maior resolutividade nos casos neurológicos. 

“Pacientes que aguardavam há dois anos por uma cirurgia neurológica estão sendo chamados. Isso vem acontecendo devido à Gestão da Clínica, que está permitindo uma otimização dos processos de trabalho, uma rotatividade maior dos leitos e, consequentemente, maior agilidade no atendimento”, destaca o coordenador da Neurocirurgia do HGV.

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: