12 Maio, 2017 12:34

HGV realiza mais um mutirão cirúrgico ortopédico neste sábado (13)

Também estão programadas duas embolizações de aneurisma cerebral

Arquivo
Hospital Getúlio Vargas (Arquivo)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (13), mais um mutirão cirúrgico ortopédico que beneficiará 30 pacientes do Ambulatório Integrado e da Urgência. Das 600 pessoas atendidas, nos 20 mutirões que o HGV já realizou em 2017, cerca de 230 eram da ortopedia, uma das especialidades de maior demanda cirúrgica.

Também, para este sábado, estão programadas duas embolizações de aneurisma cerebral, procedimento que somente o HGV faz pela rede pública de saúde do Estado.

Clara Leal, diretora-geral do HGV, diz que, com os mutirões e outras ações, foi possível reduzir a fila de pacientes eletivos do Ambulatório Integrado. "Eram, aproximadamente, 4.300 pessoas, em 2014, e hoje são 1.800. Nosso objetivo, agora, é regularizar o funcionamento do centro cirúrgico de segunda a sábado", pontua a diretora.

O coordenador da Clínica Ortopédica, Wilson Rodrigues, explica que na Ortopedia "havia uma fila de pacientes aguardando por cirurgia que chegava a quase 2 mil pessoas  e, hoje, são em torno de 300. O número de cirurgias cresceu, praticamente dobrou". O médico destaca, ainda, que, na rede pública, alguns procedimentos cirúrgicos ortopédicos somente são feitos no HGV. 

Autoria: Solinan Barbosa
Tags: