20 Abril, 2018 8:49

HGV recebe visita de técnicos do Ministério da Saúde para habilitação em alta complexidade

Depois de habilitado, o hospital passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático.

Ascom HGV
Técnicos do Ministério da Saúde visitam HGV (Ascom HGV)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), vinculado à Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (Fepiserh, recebeu, nessa quinta-feira (19), a visita técnica de profissionais do Ministério da Saúde, Adriana Melo e Rodrigo Amaral, da Fundação Rio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para conhecer os serviços que serão habilitados em alta complexidade no HGV.

Com a habilitação, o HGV vai passar a oferecer assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático. A administradora hospitalar, Adriana Melo, explicou que a visita foi para conhecer os serviços que serão habilitados, a estrutura física e saber onde o Ministério da Saúde pode ajudar a agilizar o processo.

Na ocasião, a diretora geral do HGV, Fátima Garcêz, focou a necessidade do hospital ser habilitado devido a necessidade de oferecer o serviço aos pacientes que aguardam, há muito tempo, pela realização de cirurgia bariátrica e iniciar, o quanto antes, o transplante de fígado. “Já temos equipe capacitada e estamos concluindo a estrutura física para iniciar tanto a realização de cirurgias bariátricas, como também, o transplantes de fígado”, destaca a diretora.

Aproveitaram a ocasião também para visitar as obras dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que serão concluídos até o fim do ano e precisam ser credenciados junto ao Ministério da Saúde. Com a conclusão da obra, será possível, também, a habilitação do hospital no serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular

O presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Rafael Neiva, destacou a importância da visita. “Eles puderam ver de perto a estrutura do hospital e o que a gestão tem investido para otimizar os serviços e também o que já vem sendo desenvolvido na área de transplantes, como também, outros serviços que solicitamos habilitação”, pontua Neiva.

O Hospital Getúlio Vargas já é credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes de rim e córnea.

Participaram também da visita, o diretor técnico da Fepiserh, Ítalo Rodrigues; diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim; diretora administrativa, Cássia Barradas; assessora de Planejamento, Ana Célia Santos; gerente de Enfermagem, Cecília Viana, e o coordenador da Comissão de Engenharia, Arquitetura e Fiscalização de Obras do HGV, Fauze Simão.

 

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: