08 Outubro, 2019 11:11

Instituições investem em sistemas fotovoltaicos para projetos de universalização do acesso à água

Ação se dá por meio da cooperação entre o Sisar, Instituto Coca-Cola e a Fundación Avina.

O diretor-geral do Iaepi, Luiz Claudio Macedo, recebeu, nessa segunda-feira (7), o gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito; a coordenadora programática da Fundación Avina, Fernanda Ferreira; e o gerente executivo do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Picos, Jairo Bezerra. O tema do encontro foi a parceria estabelecida entre as insitituições para o desenvolvimento de ações no estado.

“Esta cooperação, que é direcionada ao desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos de geração de energia, está proporcionando uma redução nos custos de energia na operação do sistema e a ampliação dos projetos de universalização do acesso à água na região”, explica Luiz Claudio.

Atuando diretamente em 52 comunidades, o Sisar Picos foi criado em 2005 e, atualmente, atende a uma população de quase 50 mil piauienses, com iniciativas que proporcionam melhorias na qualidade de vida no semiárido.

Para Rodrigo Brito, “o potencial da parceria é imenso e possibilita investimentos em iniciativas importantes para os objetivos do projeto. E valorizamos o intercâmbio e a troca de conhecimentos, com a mobilização dos atores para ampliar o impacto dos projetos. O acesso à água faz parte da estratégia da empresa e é um programa prioritário para o Instituto Coca-Cola Brasil".

Ele acrescenta que, "no Piauí, o programa visa apoiar e fortalecer as iniciativas do Sisar, principalmente com novas tecnologias, ampliando ou revitalizando sistemas de abastecimento e tratamento de água em comunidades rurais".

O Programa Água+ Acesso é uma iniciativa empreendida desde 2017 por uma aliança entre empresas, institutos e organizações da sociedade civil, estando presente hoje em oito estados brasileiros, com projetos e ações integradas visando avanços na infraestrutura para acesso e tratamento, modelos de gestão comunitária e integração e fortalecimento do ecossistema.

Autoria: Derek Moraes
Tags: