25 Maio, 2018 8:51

Piauí participa de evento que trata de abastecimento e saneamento rural

No evento foram apresentadas práticas inovadoras e sustentáveis do Brasil e do mundo.

Junior Leal
Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais (Junior Leal)

O Piauí, por meio do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), na busca de referências, informações e parcerias para serem implantadas nos municípios do estado, participou, entre os dias 23 e 25, em Quixadá (CE), do IX Seminário Nacional, IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural e IX Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. O evento promovido pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Abes com os Sisars CE/PI e Centrais da Bahia proporcionou aos participantes o conhecimento e aplicação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e o sucesso nos locais implantados, além de práticas inovadoras e sustentáveis de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais do Brasil e américa latina.

Implantado em 2005 no Piauí, o Sisar Picos vem transformando a vida da população do semiárido piauiense na região de Picos. Atualmente, o Sisar atua diretamente em 50 comunidades, 27 municípios e uma população de aproximadamente 48 mil piauienses e arrecadou em 2017 quase R$ 1,5 milhão revertidos em serviços e ações de melhorias da rede de abastecimento nessas localidades.

Com o intuito de melhorar o abastecimento e saneamento da região metropolitana de Teresina, foi criado o Sisar Meio Norte, pertencente ao programa Mais Sisar, uma parceria do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí e a Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural. A implantação do sistema Sisar Meio Norte tem por objetivo trazer água de qualidade e esgotamento sanitário para aproximadamente 80 municípios e mais de 480 comunidades onde terão 28 pequenas sedes do Sisar para atender as demandas da polução.

O fomento a políticas públicas de sustentabilidade em abastecimento de água, saneamento e saúde é meta da aplicação do sistema Sisar nos municípios brasileiros que mais necessitam de água. “Estamos buscando parcerias com órgão não governamentais, empresas privadas e associações, para que essas ações apresentadas durante o seminário possam ser mais amplamente difundidas no estado do Piauí”, disse Wanda Avelino, diretora-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí.

As experiências de sucesso citadas nas palestras e o desejo de expandir e ampliar o sistema Sisar foram marcantes em todo o evento. Com isso, o objetivo principal do seminário foi fomentar o intercâmbio de experiências envolvendo quem realiza o saneamento rural no Brasil e na América Latina. Participaram representantes de vários estados brasileiros e de outros países como o Peru, que mostrou como o país tem evoluído nos estudos para qualificação e melhoria do saneamento rural.

Autoria: Junior Leal
Tags: