13 Março, 2017 12:08

Iaspi continua realizando consultas e exames normalmente

o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Pùblico do Estado do Piauí (Iaspi) registrou a realização de 604 consultas e 2.549 exames pelo Iapep-S

Até as nove horas desta segunda-feira (13) o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Pùblico do Estado do Piauí (Iaspi) registrou a realização de 604 consultas e 2.549 exames pelo Iapep-Saúde, números que comprovam a não-interrupção dos atendimentos realizados pelo Instituto. Esse movimento, dentro da normalidade, mostra que a paralisação não contou com a adesão da maior parte dos médicos conveniados.

Para a diretora do Iaspi, médica Daniele Aita, o fato da direção do Instituto ter participado de reunião na última terça-feira (7), com os representantes do Simepi para dialogoar a respeito das demandas apresentadas, mostra a disposição do Iaspi em negociar. “Não acredito em paralisação. Isso está provado pela normalidade do atendimento ao usuário, mas estamos sempre abertos ao diálogo com os médicos, a gestão prioriza o atendimento de qualidade aos usuários, reforçando as parcerias com a rede credenciada e avançando de forma responsável e sustentável”, afirma Daniele.

Nesse contexto de responsabilidade, se o Iaspi conceder o aumento que os médicos querem, os funcionários públicos terão que aumentar o valor pago mensalmente ao Instituto. “Avançamos em alguns pontos, a consulta médica recebeu mais de 30% de aumento nos últimos dois anos, os demais procedimentos tiveram cerca de 18% de aumento em média. Destacamos ainda que todos os
pagamentos estão sendo realizados. Este ano estão abertas faturas de outubro, novembro e dezembro de 2016, e ainda neste mês de março estará disponível para emissão de NF da fatura do mês de janeiro de 2017. Tivemos alguns problemas com Caixa e alguns pagamentos de outubro tiveram que ser reenviados, mas todos os pontos estão sendo sanados”, garante a diretora.

O Instituto esclarece ainda que o percentual de glosa nos últimos seis meses no Iapep-Saúde é em média 1,89%, todas com fundamentação técnica, mas todo prestador têm acesso a pedir a revisão da glosa que poderá ser corrigida bem como o processamento de guias ainda não localizadas no sistema, o que está sendo realizado diariamente, redigitadas e inseridas na fatura do mês correspondente, e não haverá prejuízos ao prestador.

“ O Iaspi presta um grande serviço em saúde suplementar ao seus usuários, dando oportunidade da assistência à saúde a um custo bastante acessível. Mensalmente, são destinados cerca de 18 milhões de reais a todas as clínicas e hospitais credenciados, valor pago da fatura do Iapep-Saúde eletivo, urgência, odontológico e Plamta. Todo recurso arrecadado é repassado às clínicas. Podemos divulgar oficialmente o valor pago as clínicas que de forma transparente recebem todo o recurso arrecadado”, explica a Daniele.

Outra questão em pauta, a necessidade de aquisição de licença para biometria está prevista em contrato como responsabilidade do prestador, a licença poderá ser adquirida individualmente e resgatada caso seja necessário formatação do computador. Há um processo administrativo que teve início em janeio de 2017, no momento em análise da PJ do Iaspi e que será encaminhado à Controladoria Geral do Estado (CGE) para analisar a viabilidade de compra de licenças em maior quantidade de forma a reduzir o preço e então o Iaspi repassar o custo com desconto em fatura do prestador que usará a licença. “Todo recurso público deve seguir os trâmites legais, da ética e da moralidade, o que exige tempo”, esclarece a diretora.

Para o Iaspi, o mais importante é a confiança do usuário no sistema e qualquer problema que o usuário tenha com atendimentos, pode entrar em contato através dos telefones disponibilizados no site (86 99430-1559), além, de que a direção do Instituto se mantém aberta ao diálogo, esclarecimentos e entedimento com o Simepi.

Autoria: Redação CCOM
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