17 Novembro, 2017 11:21

Piauí vai sediar Encontro das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos em 2018

A última edição do evento debateu o desafio de gerenciar os recursos da saúde dos servidores.

Divulgação
5º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos em Salvador (BA) (Divulgação)

Durante o 5º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, realizado esta semana em Salvador (BA), gestores de 12 estados debateram o desafio de gerenciar os recursos da saúde dos servidores públicos estaduais frente ao panorama econômico futuro e a confusão que juristas e usuários fazem no acesso à assistência.

O evento discutiu ainda a necessidade de equilibrar as finanças e investir em tecnologias para garantir a longevidade dos planos. A diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, participou do evento, onde foi levantada a questão de que, embora tenham legislação própria, os planos de assistência são cobrados como planos privados e muitas vezes têm de cumprir o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), uma realidade que os dirigentes de planos de autogestão estão tentando modificar.

Para o presidente do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), Latif Abrão Júnior, é hora de mudar essa situação. Ele lembra que os planos não têm as obrigações do SUS e também não são regidos pela Agência Nacional de Regulação em Saúde, defendendo um marco legal que destaque a identidade dos planos de autogestão. A proposta recebeu apoio dos gestores, pois, firmar a identidade dos planos de autogestão é uma a questão que importa a todos os gestores e a vivência e troca de experiências em cada um dos 12 estados representados no Conessp objetivou agregar valor à busca por soluções.

“A possibilidade de troca de experiências e informações fortalece a nossa gestão, que busca avançar não somente na qualidade dos serviços ofertados, mas também com a sustentabilidade e longevidade”, explica Daniele Aita, ressaltando que o Piauí teve destaque no evento porque atualmente o Estado oferece um grande benefício aos servidores e familiares, possibilitando assistência à saúde com mesmo padrão de qualidade de um plano privado a um custo bem abaixo do valor de mercado de um plano privado.

Diniele Aita participou do encontro (Divulgação)

A diretora-geral do Iaspi anuncia ainda que o Piauí vai sediar o próximo encontro, em março de 2018, que terá como um dos temas a expansão da rede nacional de atendimentos, permitindo o intercâmbio da assistência entre os usuários de todos os institutos filiados ao Conessp, em alguns procedimentos eletivos. 

Daniele destaca a relevância do Piauí sediar pela primeira vez um evento desse porte, seja para a troca de experiências entre os órgãos, seja para dar maior visibilidade ao trabalho realizado no Piauí na área da assistência ao servidor.

Gestores de 12 estados participaram do evento (Divulgação)

Autoria: Lúcia Bezerra
Tags: