11 Abril, 2018 8:16

Projeto do Imepi serve de modelo para outros estados

Nesta quinta (12), às 10h, diretores dos Institutos de Metrologia de cinco estados conhecem o trabalho do Piauí.

Imepi
Fiscalização de cronotacógrafo de veículos (Imepi)

Com a formalização de um termo de colaboração técnica com a Secretaria de Estado dos Transporte (Setrans), este ano o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) passou a fazer o monitoramento de veículos de cargas que são obrigados a ter o cronotacógrafo, usando a estrutura dos postos de fiscalização da Setrans.

Além de radares, a Setrans utiliza balanças dinâmicas, que pesam os eixos dos veículos de carga que circulam pelas rodovias, em operações diárias, fiscalizadas por meio de imagens enviadas ao vivo, ao setor de monitoramento da secretaria, em Teresina. Essa mesma tecnologia está servindo para a fiscalização do Imepi.

“Colocamos um fiscal do Imepi na sede da Setrans. De lá, checando as placas dos veículos pelas imagens, é possível ver a situação de cada um deles e, a partir daí, fazer o auto de infração, caso estejam circulando irregularmente. Dessa forma, aumentamos a eficiência da fiscalização e diminuímos custos”, comemora Maycon Danilo, diretor-geral do Imepi.

Nesta quinta-feira (12), a partir das 10h, diretores dos Institutos de Metrologia dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e São Paulo, além do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Carlos Augusto Azevedo, vão visitar a Setrans para conhecer de perto como funciona a nova fiscalização dos cronotacógrafos, implantada pelo Imepi. “Acreditamos que será possível revolucionar essa fiscalização, principalmente nos grandes centros”, prevê Danilo.

O cronotacógrafo, também conhecido como tacógrafo, é um registrador instantâneo e inalterável de velocidade, tempo e distância, que grava as informações em discos ou fitas diagrama, que são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má conduta do veículo.

Todos os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e os veículos com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código Brasileiro de Trânsito a possuir tacógrafo.

Autoria: Ascom Imepi
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