22 Março, 2019 9:50

Melhoria e preservação da água são metas para o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí

O Iaepi busca viabilizar estudos de melhorias no abastecimento e esgotamento melhorando a vida dos piauienses.

O Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi) tem se destacado pelos estudos de viabilidade de melhorias da água, além de contribuir em parcerias com o Governo do Estado do Piauí e os municípios. Nesses últimos anos, pode-se ver um salto significativo na melhoria do abastecimento de água e do tratamento de esgoto sanitário, além da preservação e conservação das águas.

O Iaepi tem promovido parcerias como para implantação da Parceria Público-Privada entre Governo do Piauí, Instituto de Águas e Prefeitura de Teresina, a subconcessionária de águas e esgotos, Águas de Teresina, que tem como meta universalizar os serviços de água e esgoto na capital investindo cerca de 1,7 bilhão de reais em melhorias dos serviços ofertados.

Segundo o instituto, já são observados os avanços na distribuição de água em Teresina e, agora, na segunda etapa, de acordo com o Iaepi, começam as obras de melhoria do esgotamento sanitário que trará mais saúde à população.

Também pelo interior do Piauí pode-se observar o serviço do Iaepi na perfuração de poços em diversos municípios levando água de qualidade a que tem sede.

O rio Parnaíba tem sido pauta em diversas discussões, com isso, foi criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba que tem o Piauí, Ceará e Maranhão como parceiros nos estudos de melhoria e conservação deste rio e tem o Instituto de Águas como representante do Piauí na colaboração desses estudos.

A criação do Sisar Meio Norte contribuiu para a melhora da oferta de água e esgoto em Teresina, já que o programa tem como objetivo promover a gestão associativista e autossustentável de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas rurais do Piauí e promover a fiscalização, gestão e prestação de serviços nas comunidades rurais selecionadas para serem atendidas e inicialmente atendendo a zona rural de Teresina.

Visando promover ainda mais melhorias para a população, o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, com o Governo do Estado e demais órgãos, formam a Política Estadual de Saneamento Básico que tem a Lei de Saneamento Básico como base para a viabilização deste projeto, A lei tem o objetivo de disciplinar o planejamento, a prestação dos serviços, os investimentos, a regulação social dos programas, projetos, ações, obras, atividades e serviços de saneamento básico no estado do Piauí, respeitadas as atribuições e competências constitucionais dos entes federados.

A preservação, qualidade, distribuição e abastecimento de água, além da melhoria no tratamento do esgotamento sanitário em todo o território piauiense, são metas necessárias para os estudos e parcerias entre o Governo do Estado e o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, o que melhora a vida da população.

Autoria: Junior Leal
Tags: