Chico Lucas recebe visita do ex-diretor do Interpi, José Osmar

Juntos, ex-diretor e atual visitaram a Semar para conhecer o CGeo.

O ex-diretor José Osmar (esq), em visita a Chico Lucas, no Interpi

“Estive usufruindo de uma grande fonte de conhecimento e experiência”, disse Chico Lucas, atual diretor geral do Interpi, sobre o encontro que teve com o promotor de Justiça, José Osmar Alves, que respondeu pela autarquia no biênio 2015-2016. Durante sua gestão, foi instituída a Lei de Regularização Fundiária (Lei Estadual Nº 6.709, de 28/09/2015) e o Programa de Regularização Fundiária. Foi também iniciado o Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social, financiado pelo Banco Mundial - que apoia ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde, recursos hídricos, regularização fundiária e geração de renda no meio rural.

 
 
O encontro dos gestores ocorreu nesta sexta (17), no gabinete da direção geral, e estendeu-se a uma visita à Secretaria do Meio Ambiente (Semar), para conhecer as estruturas do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGeo).
 
Conversa ampliada -  O atual gestor do Interpi e o visitante estiveram na Semar para conhecer o funcionamento do Centro de Geotecnologia. O CGeo é uma dos resultados positivos da parceria entre a gestão pública e o investimentos do Banco Mundial para o desenvolvimento do Estado, tendo sido implantado e equipado com recursos do projeto Pilares do Crescimento, dentro da meta de contribuir com a regularização fundiária e também com a modernização do Estado.
 
CHICO LUCAS E ZÉ OSMAR VISITAM CGEO SEMAR
 
O Centro de Geotecnologia é coordenado pelo Interpi e Semar e faz a gestão das informações da Base Cartográfica Digital e Continuada do Estado do Piauí, dados necessários para as atividades de regularização fundiária do Interpi.  O CGeo é ainda responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis que são doados pelo Governo do Piauí às famílias de pequenos agricultores, dentro do projeto Piauí Pilares do Crescimento de Inclusão Social.
 
 
Na reunião, Chico Lucas declarou que acredita na remoção de entraves, como o longo tempo de tramitação dos processos de regularização fundiária, inclusive, entre os dois órgãos (CGeo), uma vez que, da parte do Interpi, o novo diretor está investindo em sistematização e rigoroso controle das demandas. Ele informou que está determinando a realização de uma correição, a partir da proxima semana, para fazer levantamento e reconhecimento de todo e qualquer processo que esteja tramitando dentro do órgão.
 
Estiveram presentes também no momento de apresentação, a secretária de Meio Ambiente, jornalista Sádia Castro, Carlos Moura Fé e Grattyelle Teles, diretora do CGeo. Participaram ainda os diretores Regina de Carvalho e Raniery Tardele (Diretoria de Operações do Interpi).
 

Autoria: Gorete Gonzaga
Tags: