29 Abril, 2019 8:53

Corregedores de Justiça da região do Matopiba elaboram Carta de Salvador

Documento norteará as ações dos poderes Executivo e Judiciário na região.

Ascom TJ-BA
Herbert Buenos Aires e Fagner Santos participaram do evento (Ascom TJ-BA)

O 2° Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça do Brasil (Matopiba) encerrou na sexta-feira (26). O encontro foi realizado no Tribunal de Justiça da Bahia. No encerramento, foi elaborada a "Carta de Salvador" com conclusões, debates e deliberações aprovadas pelos participantes.

O Piauí esteve presente com a participação do corregedor-geral de Justiça do Estado, desembargador Hilo de Almeida de Sousa; do diretor-geral do Interpi, Herbert Buenos Aires de Carvalho, e do procurador-chefe da autarquia, Fagner José da Silva Santos.

A Carta de Salvador norteará as ações dos poderes Executivo e Judiciário na região do Matopiba. O documento foi elaborado com a chancela dos representantes dos quatro estados que formam a região dos cerrados do nordeste - Matopiba.

Durante os trabalhos, houve intercâmbios de experiências entre as corregedorias participantes, que fizeram exposições sobre as especificidades da questão fundiária de cada estado.

Ao todo, foram estabelecidas oito deliberações que devem nortear ações na região, tais como estimular a uniformidade de procedimentos na aplicação de normas pelos cartórios de registro de imóveis e a criação de um fundo para financiar as atividades da secretaria executiva do Fórum. A próxima reunião dos corregedores será em São Luís (MA).

A primeira reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (Matopiba) foi em Teresina, no fim de 2018, quando foi elaborada a Carta de Teresina.

 
 
Durante a realização do 77º Encontro de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado em 21 de março de 2018, em Belém do Pará, os corregedores-gerais da Justiça dos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia promoveram a primeira reunião técnica do Fórum de Corregedores-Gerais da Região do Matopiba, visando a debater soluções para os problemas fundiários comuns aos estados da região.
 
O Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do Matopiba foi instalado em 06 de dezembro de 2018, em Teresina-PI, e contou com a presença de representantes de instituições ligadas à temática agrária dos quatros estados, buscando a interação entre a sociedade civil organizada e as instituições estaduais que lidam com o assunto, visando à formulação de propostas para a melhoria da gestão fundiária e soluções dos conflitos pelo uso da terra.
 
Após o debate de questões fundiárias específicas de cada estado e intercâmbio das iniciativas executadas pelas corregedorias na área, foi elaborada a Carta de Teresina, que prevê, também, a criação do Núcleo de Regularização Fundiária junto às Corregedorias da Justiça nos quatro estados e o apoio à criação do Fórum de Governadores do Matopiba.

Fonte: Assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia
Autoria: Gorete Gonzaga e Clícia Soares
Tags: