15 Agosto, 2019 13:42

Governador recebe diretor do Interpi para tratar sobre regularização fundiária

Até o final do mês o projeto de lei deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí.

Durante o cumprimento de sua agenda administrativa, na manhã desta quinta-feira (15), o governador Wellington Dias recebeu o diretor do Instituto de Terras (Interpi), Chico Lucas para tratar sobre a Lei de Regularização Fundiária (Lei Estadual Nº 6.709, de 28/09/2015) e o Programa de Regularização Fundiária no Piauí. 

"O governador apreciou as posições jurídicas do projeto e discutimos essa necessidade de encaminharmos o mais breve para a assembleia e tão logo seja aprovado vamos dar prosseguimento ao projeto de regularização fundiária que contemplará as comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, os pequenos proprietários e assentamentos. É da um tratamento e segurança jurídica ao campo fazendo com que as pessoas que tem a posse ou algum tipo de documento recebam o título definitivo de sua propriedade", afirmou Chico Lucas.

“Nós temos uma equipe que vem trabalhando desde o início do ano um projeto, a partir de um grupo de trabalho, que envolve o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, membros da sociedade e do próprio legislativo, que resultou em um Projeto de Lei e um Projeto de Emenda Constitucional e agora nós vamos para as últimas providências para encaminhar para a Assembleia Legislativa”, disse o governador. 

Segundo chefe do executivo estadual, a meta é que ainda neste mês de agosto o projeto chegue à Assembleia Legislativa do Piauí. “O objetivo é, com muita segurança, respeitando a Constituição e a lei, garantir a regularização de terras, seja do pequeno, do médio, do grande, enfim, evitando que tenhamos uma situação de grandes conflitos nessa área por conta do registro”, disse. 

O governador informou ainda que o Instituto de Terras (Interpi) alcançou uma situação de digitalização de toda a sua documentação o que permite trabalhar com muito mais segurança. “É algo realmente novo que vai nos dar uma condição de ter desenvolvimento e segurança na propriedade”, garantiu Wellington Dias. 

"O Interpi está 100% virtual utilizando o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) fornecido pela ATI que tem dado todo apoio ao Interpi. Hoje temos mais de 5 mil processos no sistema, todos digitalizados e agora vamos conseguir dar mais agilidade ao órgão", garantiu o diretor.

Autoria: Redação CCom
Tags: