Interpi e Semar apresentam o Centro de Tecnologia Ambiental e Fundária para equipe do DataCepro

O CGeo é também responsável pelo CAR dos imóveis que são doados pelo Estado às famílias de pequenos agricultores

Ascom Interpi
Técnicos da SEmar e Interpi explicam o CGeo para gestores do DataCepro (Ascom Interpi)

 O presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí  (Cepro),  Antônio José Castelo Branco Medeiros, conheceu na última quinta-feira, a sistemática de trabalho do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGeo), coordenado pelo Interpi e a secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A proposta é fazer intercâmbio de ideias e informações técnicas que possam alimentar o DataCepro, o programa de banco de dados que a fundação está criando juntamente com a Agência de Tecnologia do Piauí e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Um dos momentos importantes do encontro dos agentes públicos e apoiadores foi o debate sobre a possibilidade de uso das informações da Base Cartográfica Digital e Continuada do Estado do Piauí do CGeo e que são imprescindíveis para as atividades de regularização fundiária do Interpi.

O Centro de Tecnologia Ambiental e Fundiária do Piauí é também responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis que são doados a famílias de pequenos agricultores, dentro do projeto Piauí Pilares do Crescimento de Inclusão Social, financiado pelo Banco Mundial.

O DataCepro terá, em sua base de consulta, informações e dados que poderão ser acessados por vários partais: IBGE, Ministério da Fazenda, secretarias, DataSUS, entre outros. A Cepro está coletando todos estes dados e todas estas informações e colocando numa única plataforma. As informações sobre o Piauí que estão disponíveis em diversos portais estão sendo agrupadas e incorporadas em um único banco de dados.

O Interpi foi representado pelo gerente de operações, Francisco Celso Alves da Costa, e o geomensor da equipe de análise geoespacial, Isaac Kyerne.

Autoria: Gorete Gonzaga
Tags: