10 Maio, 2018 12:08

Interpi implanta novo modelo para tramitação de processos na autarquia

A normatização de práticas e a padronização de formulários e fluxos de trabalho fortalecem a transparência administrativa.

Ascom Interpi
Maior controle interno no Interpi sob orientação do CGE (Ascom Interpi)

Em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está implantando nova sistematização para os procedimentos internos de tramitação de processos dentro da autarquia, especialmente aqueles referentes a pagamentos de despesas administrativas, pagamentos a fornecedores, aquisição de bens e ainda pagamentos de diárias para gestores e às equipes técnicas, que precisam se deslocar a outros municípios do estado em atividades de trabalho.

O auditor governamental Carlos Garcês, da CGE, avalia que a implantação e adoção dos modelos padronizados para fluxos de processos contribui para garantir maior controle interno tanto no próprio órgão como na Administração Pública estadual como um todo. O auditor da CGE está responsável por orientar aos servidores quanto à nova sistemática, que foi definida em reuniões com a diretoria do Interpi.

Herbert Buenos Aires, diretor-geral do Interpi, considera que a normatização de práticas e a padronização de formulários e fluxos de trabalho fortalecem não só a transparência administrativa, mas também o próprio desenvolvimento do Estado. “Com processos mais dinâmicos, podemos cumprir efetivamente com a meta da autarquia, que é a regularização fundiária e a gestão de terras públicas. Isso só pode acontecer de modo produtivo com a adoção de sistemas céleres e equipes qualificadas”, declara o gestor.

O diretor endossa a avaliação da CGE de que os procedimentos internos são necessários para a regularidade dos processos administrativos, atendendo ao que recomenda o Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin), desenvolvido pelo órgão controlador.

Para os requerentes e usuários dos serviços do instituto, em geral, a medida possibilita maior tranquilidade, de acordo com o diretor, uma vez que, além de conhecer melhor o fluxo de tramitação de seu processo, os interessados podem acompanhar o andamento do processo protocolado junto ao órgão via internet, apenas com o número de protocolo.

A modernização vem sendo implementada, de modo gradativo, desde o início da atual gestão, dia 11 de maio do ano passado, quando Herbert Buenos Aires foi convidado pelo governador Wellington Dias para assumir a diretoria geral do Instituto de Terras.

Autoria: Gorete Gonzaga
Tags: