04 Setembro, 2019 12:19

Interpi georreferencia terras e cadastra famílias da comunidade Aliança do Gurguéia

O trabalho foi apresentado à comunidade em reunião no município de Colônia do Gurguéia.

Ascom Interpi
Reunião no município de Colônia do Gurguéia (Ascom Interpi)

Equipes de engenheiros e cadastradores do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) estão trabalhando na comunidade Aliança do Gurguéia, no município de Colônia do Gurguéia, no sul do estado. Na localidade, são realizados trabalhos de georreferenciamento, com a medição da poligonal, das quadras e a medição de cada lote, além do cadastramento das famílias. Para que a comunidade tivesse conhecimento de todas as etapas e ações que vêm sendo executadas pelas duas equipes técnicas, o Interpi realizou uma audiência pública de apresentação do trabalho, na segunda-feira (02).

Aliança do Gurguéia tem cerca de 900 famílias e o diretor de operações do Interpi, Raniele Tardele, avalia que o trabalho de campo na região deverá durar pelo menos um mês.
 
Após a conclusão de todo o trabalho técnico de campo, o Interpi deverá concluir o processo de regularização fundiária para a titularização das famílias de pequenos agricultores rurais que vivem e trabalham em Aliança do Gurguéia.
 
Estiveram presentes no momento de apresentação feita pelos diretores do Interpi, Ranieri Tardele (Diope) e Regina de Carvalho (Difundi), os secretários do munícipio Edcarlos Delay (Administração), Deusimar Almeida (Meio Ambiente), Catarina Micaela (Saúde) e Jadson Moura (Educação), o controlador-geral do município Paulo Rocha e os vereadores José Ferreira do Nascimento e Antônio Carlos Pereira da Silva (vice-presidente da câmara).
Também participaram do diálogo com os gestores e técnicos do Interpi, o ex-prefeito de Colônia do Gurguéia, Doutor Chiquim, a professora Judith Maria, além do presidente da Associação de Moradores, Antônio José e do presidente da Associação Toco Preto, Francisco Ricardo.
 
Os trabalhos de campo e cadastramento estão sendo desenvolvidos pelos engenheiros Luan Melo e Mayke Sandro e pelas cadastradoras Clarecinda Moura e Francisca Noleto.
 

Autoria: Gorete Gonzaga
Tags: