15 Dezembro, 2017 16:54

Sejus entrega armas e equipamentos de proteção a agentes penitenciários

11 unidades penais e ainda o Comando de Operações Prisionais (COP) foram beneficiados.

Ascom Sejus
(Ascom Sejus)

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) entregou, em solenidade realizada nesta sexta-feira (15), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), novas pistolas calibre .40, carabinas calibre .40, munição e coletes balísticos aos agentes penitenciários de 11 presídios e ao Comando de Operações Prisionais (COP). A iniciativa faz parte do Plano de Segurança e Modernização do Sistema Prisional do Piauí.

Uma das unidades penais beneficiadas é a Penitenciária Gonçalo Castro Lima, em Floriano. Para o gerente do presídio, João Luiz Ferreira, as novas armas e equipamentos dão mais proteção aos servidores. “É um grande avanço para nós, pois estamos recebendo equipamentos, armamento e viaturas que possibilitam condições para realizar um bom trabalho”, observa o gestor.

De acordo com a Secretaria de Justiça, de 2015 a 2017, já foram adquiridos diversos itens de segurança e armas para o sistema prisional, como pistolas calibre .40.; carabinas calibre .40; espingardas calibre 12; granadas; munição de borracha e letal; cartuchos; coletes balísticos; pórticos e raquetes detectores de metais; scanners raio-X; rádios comunicadores portáteis e fixos.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, analisa que, dentro do Plano de Modernização do Sistema Prisional, as novas aquisições, um antigo pleito dos agentes, valoriza a categoria e dá mais segurança à população. “Em 2018, realizaremos o curso de formação dos novos agentes penitenciários e continuaremos fazendo investimentos em infraestrutura, na ampliação de vagas e em humanização”, frisa.

Na solenidade, também foi feita a entrega simbólica de 50 computadores e 50 monitores de televisão. Os equipamentos eletrônicos foram doados pela Câmara dos Deputados, através do Deputado Federal, Silas Freire.


Tags: