23 Novembro, 2017 17:42

Atenção à população LGBT no sistema prisional é tema de capacitação

Servidores que atuam no sistema prisional se capacitam para atender população LGBT

“Acolhendo a população LGBT no sistema penitenciário”. Esse é o tema da capacitação promovida pela Secretaria de Justiça do Estado, nesta quinta (23), na sede da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen).

A capacitação tem como objetivo qualificar os servidores que atuam diretamente no contato com pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, de modo a prepará-los para prestar atenção necessária para garantir à população LGBT nos presídios acesso a seus direitos.

A biomédica Lícia Anchieta, uma das palestrantes, defende que os agentes públicos devem orientar adequadamente os presos LGBT sobre cuidados com a saúde. “Temos de assegurar a prevenção e tratamento de doenças, proporcionando mais qualidade de vida”, pontua.

Pontos como direitos, aceitação pela família e sociedade, o problema da homofobia e transfobia, bem como a atuação de psicólogos e assistentes sociais no acolhimento e acompanhamento da população LGBT nos presídios foram assuntos debatidos no evento.

A psicóloga Taís Carvalho afirma que a preparação dos servidores é fundamental para a quebra de preconceitos. “Buscamos, aqui, vencer as barreiras impostas pela falta de conhecimento sobre as pessoas LGBTs, garantindo, assim, a devida assistência a elas”, frisa.

Tags: