30 Agosto, 2019 14:38

Secretaria de Justiça comemora aniversário com melhorias no sistema prisional

Em agosto, a Sejus celebrou seus 36 anos.

Thanandro Fabrício/Sejus
(Thanandro Fabrício/Sejus)

Em comemoração aos 36 anos da Secretaria de Estado da Justiça, foi preparada uma série de atividades e solenidades durante o mês de agosto. Dentre elas, entregas de certificados profissionalizantes aos reeducandos, entrega de armamentos e equipamentos de segurança, e, ainda, inauguração de novos espaços físicos em unidades penais. As comemorações foram encerradas com uma celebração religiosa na sede do órgão.

Um dos pilares da ressocialização no sistema prisional é a educação. Além das ofertas de ensino que abordam conteúdos do ensino fundamental, médio e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), também, oferece aos reeducandos a oportunidade da profissionalização através de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Capacitação e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap).

Neste mês, foram entregues mais de 100 certificados de cursos profissionalizantes para reeducandos de Teresina, Picos e Parnaíba. Dentre eles, os cursos de Panificação e Confeitaria, Microempreendedor Individual (MEI) e de Auxiliar de Cozinha.

“Faço questão de estar pessoalmente nas unidades para esses momentos. Nos sentimos gratos e satisfeitos, pois essas certificações ajudarão na remissão de pena e servirão como possibilidade de melhoria na vida deles”, pontua o secretário de Justiça, Carlos Edilson. 

O detento Josimar Holanda de Nunes foi um dos que receberam o certificado de conclusão de curso nesse mês. Dentro do sistema prisional, ele já concluiu os cursos de Horticultor Orgânico, Salgadeiro e Microempreendedor Individual (MEI). “Pra mim, é muito gratificante. A gente recebe um certificado, além de ter aprendido no curso, a gente ganha a remissão. A gente junta o útil ao agradável.  A educação é fundamental pra que possamos sair daqui pessoas melhores”, conta.

No quesito segurança, a Sejus disponibilizou às unidades penais de todo o sistema prisional equipamentos como espargidores, rádios de comunicação, armamentos e munições não letais.

O agente penitenciário Fernando Caldas destaca que esse investimento feito pela secretaria possibilitará uma maior eficiência na rotina carcerária. “Espargidores e rádios de comunicação são equipamentos de extrema importância para a nossa penitenciária, pois servirão para situações de contenção, e, também, para uma resposta mais rápida em relação aos procedimentos na unidade”, ressalta.

Dentre as melhorias no sistema prisional, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, em companhia da vice-governadora, Regina Sousa, entregou novas estruturas para a Penitenciária Feminina de Teresina. A unidade passou a contar com uma Oficina de Costura e Corte Industrial e um Salão de Beleza, que servirão para a realização de novos cursos e atividades profissionalizantes.

Tags: