30 Maio, 2019 16:23

Secretário de Justiça conhece Central de Alternativas Penais

Mais de 4 mil atendimentos foram realizados em 2019.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, esteve, nesta quinta-feira (30), nas instalações da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), localizada no Fórum Cível e Criminal de Teresina. O gestor conheceu os atendimentos realizados no órgão, que visa ser mais uma opção para a ressocialização do sistema prisional.

A Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) promove o atendimento psicossocial às pessoas em liberdade provisória e àquelas em cumprimento de penas alternativas. Após a realização das audiências de custódia, os reeducandos passam pela CIAP. O objetivo da CIAP é a busca pela ressocialização e profissionalização dessas pessoas. Somente neste ano, foram realizados mais de 4 mil atendimentos. A CIAP dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como assessores jurídicos, assistentes sociais e psicólogas.

Para o secretário de Justiça, o trabalho da CIAP é de suma importância para o sistema prisional. “O trabalho feito na Central reflete muito na sociedade, pois muitas dessas pessoas poderiam estar cumprindo suas penas em regime fechado, e, hoje, prestam serviços à comunidade e também aprendem novas atividades, além de disporem de um atendimento de uma equipe multidisciplinar”, comentou o gestor.

A CIAP possui mais de 100 instituições parceiras, onde os reeducandos prestam serviços à comunidade e são fiscalizados pelo órgão. Além disso, o órgão é parceiro de dois importantes projetos: “Ressocializar para não prender” e “Reeducar”, que lidam diretamente com pessoas envolvidas com problemas de drogas e violência doméstica. Os projetos ofertam tratamentos em instituições terapêuticas e ações de conscientização.

Tags: