02 Julho, 2019 11:58

Agentes penitenciários recebem certificados de primeira pós em Gestão Prisional do Brasil

A pós-graduação é parte do plano de qualificação e valorização dos servidores, implantado pelo Governo do Estado.

Ascom Sejus
(Ascom Sejus)

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nessa segunda-feira (01), a solenidade de entrega de 47 certificados da 1ª Pós-Graduação (lato sensu) em Gestão Prisional do Brasil. O curso foi ministrado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Academia de Formação Penitenciária (Acadepen).

A especialização em Gestão Prisional destinada aos agentes penitenciários do Piauí começou em outubro de 2016 e foi concluída em fevereiro deste ano. A pós-graduação é parte do plano de qualificação e valorização dos servidores, implantado pelo Governo do Estado. 

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, avalia o curso como fundamental para o bom andamento do sistema prisional. “A pós-graduação realizada no Piauí foi um grande investimento feito pelo Governo do Estado no sistema prisional. Quase 50 agentes penitenciários puderam ser capacitados para melhor gerirem as unidades penais do estado”, disse o gestor.

O agente penitenciário Maurício Silva concluiu o curso e se diz mais capacitado para realizar com maior eficiência a sua função. “O curso abordou bem o aspecto técnico em diversos pontos de vista da função. A partir do curso, estamos mais preparados para produzir capital intelectual no sentido de aprimorar e implantar novos procedimentos na nossa rotina”, comentou o servidor. 

Dentre os conhecimentos adquiridos pelos agentes penitenciários no curso, estão disciplinas como Execução Penal, Sistema de Segurança Pública Prisional, Direitos Humanos e Ressocialização, Inteligência Penitenciária, Prevenção e Gerenciamento de Crises.  

Para o diretor da Academia de Formação Penitenciária, Jacinto Teles, o curso realizado no Piauí serviu como modelo para o Brasil. “A pós-graduação foi um avanço significativo na qualificação especializada dos agentes penitenciários. A partir dessa formação, o agente está habilitado e mais capacitado para exercer qualquer função de gestão no sistema prisional”, comentou Teles.

Francisco Almir, diretor Substituto da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), vinculada ao Departamento Penitenciário Nacional e ao Ministério da Justiça, avalia a pós realizada no Piauí como salutar para o desenvolvimento do sistema penitenciário. “É um momento de grande alegria para o sistema penitenciário brasileiro quando a gente vê que os servidores estão buscando uma capacitação que é de suma importância para oferecer um serviço penitenciário de qualidade. A gente acredita que um servidor qualificado melhora o sistema penitenciário”, disse o diretor.

O deputado estadual dr. Hélio Oliveira participou da solenidade e se disse muito feliz por mais esse momento positivo da Secretaria da Justiça. “O Governo do Estado por meio da Sejus tem tido essa preocupação e política da valorização do servidor. Nós temos o melhor salário no ingresso da carreira para agente penitenciário. Essa 1ª pós é motivo de orgulho, pois a Sejus está qualificando o seu servidor, responsável pela política de segurança no sistema prisional”, ressaltou o parlamentar.

Estiveram, também, presentes à solenidade de entrega dos certificados da 1ª Pós-Graduação em Gestão Prisional do Brasil, o secretário de Governo, Osmar Júnior, e o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso.

Novos Cursos

Estão abertas as inscrições para dois novos cursos voltados aos agentes penitenciários. Os cursos são de Formação de Diretores e de Formação de Servidores da Execução Penal. Os cursos serão ministrados na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen).

As inscrições seguem até o dia 05 de julho, na sede da Academia de Formação Penitenciária, e nas unidades penais do interior do estado.

Tags: