11 Agosto, 2017 15:23

Modelo de gestão da Nova Ceasa é referência para o país

O modelo de gestão aplicado na Nova Ceasa é um divisor de águas quanto a administrações de Ceasas.

A direção da Nova Ceasa recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), a visita do presidente da Associação Brasileira de Abastecimento (Abracen), Gustavo Fonseca, do presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), Waldir de Lemos e do diretor administrativo da Ceasaminas, Juliano Maquiavelli. A visita teve como objetivo conhecer o modelo de nova gestão da Nova Ceasa que está sendo feito através de Parceira Público-Privada e servirá de referência para outras centrais de abastecimentos do país.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (Suparc),Viviane Moura, e representantes da União de Permissionários da Nova Ceasa (UPC) também participaram da visita técnica ao entreposto. James Andrade, diretor da Nova Ceasa, foi quem recebeu o grupo na sede administrativa e, em seguida, percorreu o mercado local, mostrando as reformas que foram realizadas e aquelas que estão em andamento na central piauiense.

Segundo Robert Eudes, presidente da UPC e que representa os 840 lojistas do mercado, com 85 dias da nova gestão, já é possível notar muitas melhorias no local, como em relação à limpeza, segurança, organização do trânsito, estabelecimento de horário de funcionamento, reformas e obras de ampliação. “A concessionária vem administrando a Nova Ceasa com muito compromisso e responsabilidade. Já foram realizadas mais de 30 obras no mercado e o resultado é perceptível por todos. A portaria está com uma cara nova, os galpões, banheiros, creche, administração, parada de ônibus, tudo mudou pra melhor. Sem falar dos quatro novos estacionamentos, novos calçamentos e asfaltamento! Os lojistas, como um todo, assim como os clientes, estão entusiasmados com tantas melhorias e em tão pouco tempo. Não tenho dúvidas de que o modelo de gestão aplicado aqui é o mais eficiente e que serve de exemplo para as ceasas do país”, disse Robert.

Gustavo Fonseca, presidente da Abracen, disse, durante a visita, que o modelo de gestão aplicado na Ceasa do Piauí é um divisor de águas quanto a administrações de centrais no Brasil. "Este é o primeiro modelo de PPP a ser implantado no Brasil. O grande problema do modelo público é o engessamento de contratação de mão de obras de serviços e materiais. No começo da manhã eu vi fotos e vídeos que mostraram como era a Ceasa do Piauí antes da PPP e agora vejo como está ficando. Fiquei impressionando com tantas mudanças e em tão pouco tempo. O que aconteceu aqui é um exemplo para todo Brasil”, afirma o presidente.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (Suparc),Viviane Moura, explicou que o processo de contratação de parceria é fruto de um trabalho coletivo que vem dado certo. “De forma coletiva e com diálogo, fatalmente ele gera um contrato de sucesso. Então a gente sabia que a partir dessa estruturação, desse projeto de desenvolvimento de estudos feito com participação dos permissionários, dos usuários e da associação, muito provavelmente a gente teria um bom contrato. Esse bom contrato resultou em pontos positivos em tão pouco tempo, como foi visto aqui durante esta visita. O presidente da Abracen elogiou muito o estabelecimento, a forma de gestão e quer replicar sim, no país, essa iniciativa e esse modelo que hoje serve de referencial para outras centrais”, disse Viviane.
 

Abracen

A Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen) foi criada em 1986 para servir como um sistema que une as diversas Ceasas do Brasil e trabalha para otimizar os serviços prestados pelas Centrais, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras. Além disso, a associação participa e promove congressos e seminários técnicos e científicos nacionais e internacionais na busca de novas tecnologias e gestão para os mercados atacadistas.

Autoria: Juliana Diniz
Tags: