26 Julho, 2017 12:13

Nova Ceasa recebe ação de saúde contra as hepatites nesta quinta (27)

O evento faz parte da campanha Julho Amarelo.

Os lojistas e clientes da Nova Ceasa participam, nesta quinta-feira (27), das 8h às 12h, de ação de monitoramento epidemiológico da hepatite e trabalhos de prevenção e educação em saúde. O evento faz parte da campanha Julho Amarelo que tem o intuito de alertar sobre os riscos que as hepatites, principalmente as virais, trazem à saúde da população e será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  

Serão ofertados vacinas para imunização contra hepatites e testes sorológicos, que servem como indicativo de encaminhamento para outros exames mais específicos da doença. Preservativos masculino, feminino e géis lubrificantes também serão distribuídos no mercado, além de materiais educativos, palestras e profissionais capacitados para sanarem as dúvidas dos cidadãos que desejarem mais informações.

James Andrade, diretor da Nova Ceasa, afirma que eventos de promoção de saúde no mercado são sempre bem-vindos. "Temos, aproximadamente, 950 lojistas, entre fixos e eventuais, comercializando produtos no entreposto, diariamente, sem falar do fluxo de clientes que é muito grande por aqui. Ações de saúde são aprovadas por todos, de modo geral, e há uma participação muito boa! Muitos dos lojistas não têm tempo de fazer exames de rotinas e, por isso, aprovietam momentos como este para cuidar da saúde", explica James.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, rotineiramente, a Secretaria da Saúde realiza ações de monitoramento epidemiológico da doença e trabalhos de prevenção e educação em saúde, o que levou o Piauí a reduzir, entre 2015 e 2016, 40% do número de pessoas com hepatites virais no estado. "Escolhemos a Nova Ceasa como um dos locais de ação devido ao grande fluxo de pessoas no local, são mais de 10.000 pessoas por dia. Além disso, a diretoria da central nos oferece total apoio e suporte na ação. Será um evento muito bacana, tenho certeza disso", garante Amélia.

Durante as atividades, a Secretaria da Saúde também disponibilizará testes para HIV e sífilis e prestará serviços de aconselhamento individual. “Nesse aconselhamento, há um trabalho de sensibilização, tanto se o resultado for negativo como positivo, para que o indivíduo busque o acompanhamento especializado por conta das vulnerabilidades da condição, caso o reagente dê positivo”, explica Cristiana Rocha, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estadual.

Prevenção

As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. As hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais, compartilhamento de agulhas, seringas ou uso de materiais perfurantes de higiene pessoal, como lâminas de barbear e alicates de unha. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto. 

 

  

Tags: