15 Março, 2017 13:00

Ouvidoria da Sefaz aumentou de 682 para 802 atendimentos por mês

A Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) realizou nesta quarta-feira (15) a abertura da Semana Nacional de Ouvidoria, que segue com atividades até o próximo dia 22 de março. O evento aconteceu no pátio da Secretaria Estadual de Administração, no Centro Administrativo.  

Na ocasião, a vice-governadora Margarete Coêlho, representou o Governo na solenidade. Ela comentou que a ouvidoria contribui para a efetivação de políticas públicas eficientes e atua na desobstrução dos canais de comunicação entre o poder público e o cidadão. “Aquele cidadão que entra em contato com a ouvidoria, que denuncia, que reclama, está contribuindo para que esses serviços melhorem. Então, não basta só que a ouvidoria ouça e receba essa reclamação, ela precisa ser encaminhada para o órgão competente e precisa que esse cidadão receba uma resposta da sua reivindicação”, comenta Margarete.

A Ouvidora Geral do Estado, Soraya Castello Branco, parabenizou todos os Ouvidores do Estado. Ela comenta que eles representam o cidadão perante o Governo. “Todo cidadão tem o direito de dialogar com o Governo, e é o ouvidor que transmite essa visão que o cidadão tem dos serviços prestados”, enfatiza.

Nesses dois anos que está à frente do órgão, ele ressalta os avanços conquistados para aproximar a Ouvidoria do Cidadão, a exemplo de uma sede própria e bem localizada, no centro de Teresina. “Também temos o número 162, para que o cidadão possa fazer a denúncia de forma mais fácil, e ainda o nosso aplicativo Gestão Transparente. Além disso, resgatamos as ouvidorias setoriais, que atuam em áreas específicas e conseguem responder mais rápido para o cidadão. E ainda ampliamos a parceria com a auditoria de outros Poderes”, comenta Soraya Castello Branco.

O Diretor da Unidade de Atendimento da Sefaz (UNICAT), Paulo Roberto Holanda, prestigiou a abertura da “Semana Nacional de Ouvidoria” e ressaltou a importância do trabalho do Ouvidor. “Esse setor faz a ponte entre o cidadão e o Governo, no caso da Sefaz, entre o cidadão e os diversos setores da Sefaz, é muito importante para promover a participação população, a transparência e a eficiência nos serviços prestados. Por isso é uma semana muito importante, aproveito para parabenizar a todos os ouvidores do Estado, em especial os da Sefaz, pelo seu dia, comemorado neste dia 16 de março”, afirma o diretor da Sefaz-PI, Paulo Roberto.  

Também participaram do evento, os secretários de Administração, Franzé Silva, o de Justiça, Daniel Oliveira, o Controlador Geral do Estado, Nuno Kauê dos Santos, e representantes de outros poderes.

Ouvidoria da Sefaz aumentou de 682 para 802 atendimentos por mês

Com o objeitvo de valorizar a opinião do servidor publico e tornar os serviços prestados mais eficientes para o cidadão, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) investiu na melhoria da qualidade do atendimento da ouvidoria.

Segundo a Analista Auxiliar do Tesouro Estadual, Edilene Pires Nunes, que também trabalha na Ouvidoria da Sefaz, o número de atendimentos na Ouvidoria da Sefaz aumentou consideravelmente após essa melhoria.

“Estamos conseguindo responder o cidadão com mais rapidez, então aumentou a demanda. Fazíamos uma média de 682 atendimentos por mês, agora já estamos realizando cerca de 802 atendimentos na Ouvidoria da Sefaz. E no mês de fevereiro desse ano foram registradas 892 atendimentos”, enfatiza Edilene.

Ela comenta que as pessoas procuram a ouvidoria, principalmente, para denunciam casos de estabelecimentos que não querem emitir o CPF na nota, assim como também registram dúvidas ou questionamentos sobre a cobrança do IPVA.

Segundo Edilene, alguns contribuintes de fora do Estado também questionam dúvidas no Fale Conosco, um espaço virtual dedicado à Ouvidoria e ao Plantão Fiscal, por meio do link www.sefaz.pi.gov.br/denunciaonline , sendo que o Plantão Fiscal funciona mais para tirar dúvidas dos contribuintes, sobretudo no que diz respeito à legislação tributária.

A servidora da Sefaz afirma que são poucas as denúncias relacionadas a mau atendimento, são casos esporádicos. Vale ressaltar que as manifestações dos tipos denúncias sobre servidor fazendário e denúncia sobre contribuinte também podem ser feitas de forma anônima no mesmo endereço da Ouvidoria.

Se a pessoa preferir a denúncia presencial, o cidadão pode procurar direto a Ouvidoria da Sefaz, que funciona no prédio da 3ª Gerat/Teresina, no centro de Teresina, próximo ao Troca Troca, durante o horário de expediente, ou seja, das 07h30 às 13h30. 

Autoria: Luciana Azevedo
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