03 Abril, 2019 14:06

Agência Francesa de Desenvolvimento vem ao Piauí conhecer execução de PPPs

A AFD assistiu à apresentação da carteira de projetos existente hoje no estado

Paulo Barros
(Paulo Barros)

Interessados em conhecer os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que estão sendo executados no Piauí, representantes da Agence Française de Développement (AFD) estiveram com a vice-governadora Regina Sousa e a superintendente de Parcerias Público-Privadas, Viviane Moura para entender como funcionam as PPPs no estado. 

“É sempre um prazer receber representantes de outros estados e países interessados em conhecer nossos projetos. A AFD veio hoje aqui para saber um pouco mais sobre nosso êxito com as PPPs e vão levar as informações para o empresariado local. Tudo pode ser objeto de futuras negociações”, explicou a vice-governadora.

A carteira de projetos foi apresentada pela superintendente de Parcerias Público-Privadas, Viviane Moura durante a reunião. “Eles demonstraram interesse em investir no Piauí e gostaram de alguns projetos. Vamos ainda juntos com eles, nesse acordo bilateral, fazer uma troca de informações sobre o impacto das PPPs ao longo dos últimos 10 anos no Brasil”, afirmou Viviane. 

"Há muita convergência entre as prioridades do estado do Piauí e o que a AFD procura fazer no Brasil: desenvolvimento sustentável, inclusão social, melhoria dos serviços públicos tendo em conta a situação fiscal dos estados. Gostamos da apresentação de alguns projetos como a mobilidade urbana de Teresina, o abastecimento de água, a forma como o estado quer desenvolver a oferta de internet também nos interessou bastante", disse o diretor regional da AFD Brasil Cone Sul, Philippe Orliange. 

Atualmente, o Piauí está executando, por meio de PPP, o projeto de subconcessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos em Teresina; Terminais Rodoviários de Teresina, Picos e Floriano; da Central de Abastecimento do Piauí (Nova Ceasa); Piauí Conectado; do Ginásio Verdão e instalação de miniusinas de energia solar.

A audiência aconteceu no Palácio de Karnak e contou ainda com a presença do diretor geral adjunto AFD em Paris, Philippe Bauduin; do cônsul geral da França para o Nordeste, Romain Louvet; gerente de projetos AFD Brasilia, Guillermo Madrid e os gestores de alguns órgãos do estado. 
 

Autoria: Redação CCOM

Tags: