23 Agosto, 2019 12:23

Gestores de PPP do Nordeste apresentam oportunidades a investidores

Os dois projetos foram apresentados durante a primeira edição Nordeste do Abidib Fórum

Ravenna Araújo
Viviane Moura apresentou potencialidades do Piauí (Ravenna Araújo)

O Piauí foi escolhido para sediar a primeira edição Nordeste do Abidib Fórum, promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. O evento ocorreu nessa quinta-feira (22) e contou com a presença dos governadores da região e empresários e investidores nacionais e internacionais, interessados em investir em serviços e infraestrutura.

O último painel do evento contou com a participação dos gestores de parcerias público-privadas (PPPs), que tiveram a chance de apresentar aos investidores o cenário atual da carteira de projetos de cada Estado e as principais potencialidades. Participaram os representantes do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Paraíba, com a mediação de Débora Arôxa, secretária especial de assuntos federativos da Secretaria de Governo.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, destacou que o Estado possui 32 projetos em sua carteira, dos quais cinco já foram contratados e renderam, até o momento, um investimento superior a R$ 640 milhões, além de uma economia de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres públicos.

Na ocasião, Viviane apresentou aos investidores os projetos das Miniusinas de Energia Solar Fotovoltaicas e de Gestão de Resíduos Sólidos de Saúde, ambos os projetos estão estruturados e prontos para serem lançados ao mercado por meio de licitação e consulta pública, respectivamente. “São dois projetos que conversam bem com a temática do meio ambiente, falam de sustentabilidade, reduzem despesa para o Estado em um momento extremamente interessante de redução fiscal e necessidade de diminuir despesas”, comentou a gestora.

Sobre a realização do Fórum no Piauí, Viviane Moura destaca que essa é uma oportunidade ímpar para o Estado por poder mostrar suas potencialidades a dezenas de investidores em um único dia com a chancela da Abdib, a maior entidade do país no segmento de infraestrutura e indústria de base.

“São empresas grandes, nacionais e multinacionais, que produzem quase 20% do PIB do país, que já vêm atuando em concessões e PPPs e que estão dando hoje resultado para a população por meio de bons serviços e de infraestrutura entregue. O mais importante é que essas empresas estão aqui no Piauí para conhecer esse mapa de oportunidades e poder investir”, completou a superintendente.

Autoria: Ravenna Araújo
Tags: