25 Junho, 2019 10:21

Piauí assume protagonismo em Parcerias Público-Privadas

Teresina vai sediar, em agosto, o 1º Abdib Fórum Nordeste - Infraestrutura Regional.

André Oliveira
Governador Wellington Dias no Fórum Abdib em Brasília (André Oliveira)

Referência mundial em parcerias público-privadas, o Piauí reuniu, nesta terça-feira (25), em Teresina, empresários do setor de energia, petró­leo e gás natural, transportes, saneamento ambien­tal, telecomunicações e indústrias de base para o lançamento do 1º Abdib Fórum Edição Nordeste – Infraestrutura Regional, evento que será realizado no dia 22 de agosto na capital piauiense.

O governador Wellington Dias participou, em Brasília, no dia 22 de maio, do Fórum da Associação Brasileira da In­fraestrutura (Abdib) 2019, que reuniu gestores públicos e empresas privadas para discutir os desafios e alternativas para a retomada dos investimentos nos segmentos de infraestrutura no país. No fórum, foi definida a data e local do 1º Abdib Fórum Nordeste.

A ideia é trazer a Teresina grandes empresas para que elas conheçam a carteira de oportunidades não só do Piauí, mas de todos os estados do nordeste, no sentido de fazer com que empresários desses setores conheçam um pouco mais das demandas e do potencial de cada estado que hoje tem relevância no contexto nacional.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, explicou que o Piauí é protagonista em relação às PPPs e também em investimentos em infraestrutura.

Atualmente, cinco procuradores e dez técnicos efetivos de vários órgãos do Estado fazem MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).  

O objetivo do MBA é capacitar esses profissionais a formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de PPPs e Concessões, com vistas a mobilizar capital para projetos de infraestrutura econômica e social para uma maior qualidade na prestação dos serviços públicos, proporcionando o desenvolvimento de mecanismos de regulação e de gestão de contratos, com maior eficiência, transparência e controle social.

“Há quatro anos, o Piauí consolida sua atuação neste segmento, especialmente em virtude das parcerias público-privadas (PPS). Em reconhecimento a esse avanço, a Abdib decidiu fazer o primeiro Fórum do Nordeste no Piauí”, explica Moura.

Leia também:

Autoria: Paulo Pincel
Tags: