23 Agosto, 2019 10:10

UFPI e Suparc promovem seminário sobre PPPs

Resultados das parcerias do Piauí foram destacadas no evento.

Ravenna Araújo
Dezenas de estudantes e profissionais participaram da qualificação (Ravenna Araújo)

Estudantes de Direito, advogados e profissionais da área participaram na terça e quarta-feira, 20 e 21, do Seminário PPP - melhores práticas, perspectivas e resultados, promovido pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo do evento foi apresentar e discutir sobre os principais resultados das parcerias público-privadas, no estado e no país. 

De acordo com o professor Demerval Filho, organizador do evento, o seminário possibilita o aprofundamento do tema, especialmente para os estudantes. “Nosso foco é permitir que o aluno tenha acesso à vivência acadêmica e prática”, comentou o docente.

Nos dois dias, o evento reuniu especialistas como Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí; Fernando Marcato, professor da FGV; Jean Modesto, procurador do Estado; Carlos Nascimento, coordenador do MBA PPP e Concessões da FESPSP; e Leonardo Gonçalves, procurador do Estado. Além disso, os participantes puderam conhecer os projetos contratados no Piauí por meio da visão das concessionárias, que apresentaram detalhes das ações que estão sendo desenvolvidas.

Atualmente, o Estado do Piauí conta com cinco projetos contratados e 27 em estudo. Para Viviane Moura, essa foi uma oportunidade de fazer uma abordagem histórica sobre como o programa de PPP foi criado e como os projetos são escolhidos e estruturados. “Falamos também sobre como as PPPs podem ser utilizadas para ajudar a viabilizar essa infraestrutura e melhorar a prestação de serviço, gerando economia para o Estado, ganho de eficiência e efeitos multiplicadores. São projetos que ao longo dos últimos cinco anos vêm trazendo resultados positivos, são mais de 600 milhões investidos pela iniciativa privada em infraestrutura pública”, frisou a superintendente.

Autoria: Ravenna Araújo
Tags: