27 Outubro, 2017 13:09

Adolescentes do Centro Educacional Feminino participam de atividades do Outubro Rosa

Na ocasião, foi realizada a palestra “Câncer de Mama: a importância do diagnóstico precoce”.

Ascom Sasc
Adolescentes durante as atividades alusivas ao Outubro Rosa. (Ascom Sasc)

No mês que é dedicado para chamar a atenção das mulheres para o câncer de mama, o Centro Educacional Feminino (CEF), que é mantido por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou, nesta sexta-feira (27), o encontro “Outubro Rosa: CEF, um toque pela vida” no centro atende adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Na ocasião, foi realizada a palestra “Câncer de Mama: a importância do diagnóstico precoce”, em que levou informações sobre a doença, os serviços de diagnóstico e tratamento, ensinou a praticar o autoexame da mama, bem como promoveu a conscientização sobre a prevenção. A atividade também contou com o depoimento emocionado da funcionária do CEF, Suenne Macedo, que esteve de licença para se tratar do câncer de mama e contou sua experiência de superação. Além disso, as adolescentes fizeram uma apresentação com uma dança sobre o tema do encontro.

Durante as atividades, as jovens receberam ainda os certificados do curso profissionalizante de maquiagem. O projeto de ressocialização, que foi realizado pela Sasc em parceria com a Fundação Wall Ferraz, teve duração de dois meses com aulas teóricas e práticas, oportunidade que as menores aprenderam a fazer maquiagem, penteados e design de sobrancelha. O certificado é reconhecido em todo o território nacional.

“Todas essas atividades têm ajudado muito em minha evolução e aprendizado. Muito importante saber todas as formas de prevenção do câncer de mama. E com relação ao curso de maquiagem, eu penso em trabalhar com isso assim que eu sair daqui”, declarou a jovem N.B, de 16 anos e que está há 5 meses no CEF. Boas expectativas também compartilhadas por sua mãe, Maria dos Remédios, que esteve presente ao encontro. “Espero que ela saia levando tudo o que aprendeu. Eu já vejo o quanto ela mudou para melhor com todas as ações que o CEF proporciona”, destacou.

Também estiveram presentes ao encontro o diretor das Unidades de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Luciano Teles; o assessor técnico da Sasc, José Helder do Nascimento; a coordenadora do CEF, Adriana Carvalho; gerente de Internações da Diretoria das Unidades de Atendimento Socioeducativo da Sasc, Edmar Batista; a representante da fundação Wall Ferraz; Lucia Lopes; e professores, profissionais de saúde e representantes da Defensoria Pública.

 

Autoria: Ascom Sasc
Tags: