27 Outubro, 2017 12:50

Conferência aborda a importância de políticas públicas voltadas para a igualdade racial

Realizado nessa quinta (26) e sexta-feira (27), o evento contou com palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais

Vice-governadora Margarete Coelho, secretário da Sasc, Zé Santana, e delegada Vilma na abertura da conferência.

Foi realizada, nessa quinta-feira (26) e sexta (27), a IV Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, contou com palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais.

Com o tema “O Brasil na década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, a Conferência definiu as diretrizes da promoção na igualdade racial no âmbito estadual e elegeu a delegação do Piauí que participará da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, ressaltou a importância da integração entre os diversos setores sociais. “Articulação, não vamos esquecer essa palavra e seu significado. Precisamos que todos os movimentos estejam integrados e articulados com o objetivo comum de combater todas as formas de racismo, de proporcionar debates responsáveis e propositivos a partir dos princípios jurídicos previstos no Estatuto da Igualdade Racial, que desde 2010 tornou legal o que já era moral”, destacou.

Já, a vice-governadora Margarete Coelho apontou uma realidade preocupante. “Uma pesquisa mostrou que os maiores apoiadores das políticas racistas, sexistas, homofóbicas, são jovens. Essa responsabilidade é nossa. Nós que estamos nesses espaços de fala  e temos que chamar para nós esse debate e essa responsabilidade”, disse.

Representando o Conselho Estadual da Pessoa Negra, Assunção Aguiar ponderou que o tema é provocante e necessário. “Esse tema é provocante para todos nós. É o Piauí na década do afrodescendente e isso é importante, pois precisamos colocar na nossa pauta e valorizar a importância da política de igualdade racial que é tão nova no Brasil. Temos apenas 100 anos que conhecemos a importância de executar uma política direcionada para a população que queremos priorizar”, acrescentou.

Igualdade Racial

A Conferência buscou estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito estadual e nacional, além de fortalecer as ações relacionadas ao gozo de direitos e à igual participação dos afrodescendentes em todos os aspectos da sociedade brasileira.

 

Autoria: Ascom Sasc
Tags: