17 Maio, 2017 9:21

Conselho aprova projetos para combate à pobreza no estado

As medidas visam aplicar tecnologias na pequena agricultura e produção de ovos como forma de alimentação e renda.

Ascom Sasc
Reunião do Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Ascom Sasc)

O Conselho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) aprovou, na reunião ordinária, na segunda-feira (15), dois importantes projetos da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc). As medidas visam aplicar tecnologias na pequena agricultura e produção de ovos como forma de alimentação e renda.

Participaram do encontro, os secretários de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; da Defesa Civil, Hélio Isaias; do Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, e o coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, entre outros representantes de secretarias estaduais e de instituições que compõem o Fecop.

Na oportunidade, o conselho autorizou ainda que a indenização, no valor de dois milhões de reais, que o Governo do Estado paga todos os meses às famílias das vítimas do acidente da Barragem de Algodões, do município de Cocal, também seja oriundo do fundo.

Além disso, outras secretarias estaduais também tiveram projetos aprovados pelo conselho, entre eles: o projeto que cria ações de socorro com a distribuição de cestas-básicas e filtros de água, da Defesa Civil; o que combaterá a pobreza por meio piscicultura em tanque de rede, da Coordenadora da Pesca; o que permite a ampliação do Pelotão Mirim, da PM, e o que amplia o Qualifica Piauí, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

 Projetos da Sasc

O projeto “Galinhas poedeiras: uma forma de alimentação erenda” está orçado em 2,715 milhões de reais. Ele será implantado em 60 municípios do Piauí, atendendo três mil famílias.

O projeto constitui na disponibilização de dois bebedouros especiais e 30 pintos caipiras para cada família. A Sasc manterá uma equipe técnica, que além de fiscalizar, fará o monitoramento do projeto.

O projeto “Aplicando tecnologia na agricultura” visa atender 100 famílias de cada município. A iniciativa busca ainda preparar 1000 hectares em 10 municípios piauienses circunvizinhos ao Cerrado, no período de quatro meses. O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida de famílias de pequenos agricultores com a aplicação de tecnologia de médio impacto. Estima que, com o projeto, sejam gastos 820 mil reais. 

Tags: