08 Junho, 2017 11:31

Elaboração dos planos de segurança alimentar estadual e municipais foi tema de seminário

O evento contou com palestras e oficinas que abordaram orientações gerais para elaborar os planos.

Ascom Sasc
Abertura do Seminário Piauiense de Segurança Alimentar e Nutricional (Ascom Sasc)

“Ainda somos um estado com um histórico déficit de atenção com a qualidade e a quantidade da alimentação consumida por nossos conterrâneos, e embora muito tenha se evoluído nas últimas décadas, faz-se necessário um acompanhamento permanente e a definição de metas que busquem avanços ainda mais significativos neste sentido”, declarou o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, na abertura do Seminário Piauiense de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado nessa quarta-feira (07), no auditório da Facime/Uespi.

O evento, realizado pela Sasc, por meio Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PI), configurou-se como um espaço de integração entre representantes do Estado e de municípios piauienses, onde palestras nortearam acerca da elaboração de planos estadual e municipais que venham estabelecer um padrão de alimentação saudável e nutritiva para os piauienses.  Além disso, o seminário esclareceu a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

“Uma de nossas prioridades ainda neste ano é dar andamento para a consolidação desses planos de segurança alimentar e, assim, fortalecer a promoção do direito humano a uma alimentação adequada”, destacou Zé Santana. “A Sasc e toda a sua equipe estará cada vez mais comprometida com esses objetivos, e vamos continuar nos trabalhos para alcançá-los”, afirmou o secretário.

A primeira etapa do seminário contou com a palestra sobre histórico, desafios e perspectivas da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), proferida pela ex-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) no Piauí, Norma Sueli Alberto. Já a conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Teresina, Theonas Pereira, abordou o papel, atribuições e implantação do conselho. Ainda durante a primeira etapa, a coordenadora do seminário e secretária executiva da Caisan no Piauí, Ruthnéia Lima, explanou sobre a apresentação e validação do diagnóstico de SAN no Piauí.

O primeiro ciclo de atividades contou também com a palestra sobre o papel e atribuições da Caisan, que foi ministrada pela coordenadora da câmara nacional, Ana Flávia Souza, de Brasília. Ela apresentou os avanços na Segurança Slimentar e Nutricional (SAN), a estrutura e governança em SAN, bem como apresentou dados sobre como o governo federal tem tratado sobre a política de segurança alimentar. “É uma grande satisfação a Caisan nacional participar de eventos como esse no Piauí, na medida em que é um grande passo para o fortalecimento do sistema de segurança alimentar”, ressaltou Ana Flávia.

Na segunda etapa do evento, os participantes receberam explanação sobre as fases para elaboração do plano municipal de segurança alimentar e nutricional, em palestra proferida pelo técnico da Caisan-PI, Victor Oliveira. Logo em seguida, foi realizada uma oficina em que os participantes foram divididos em grupos para exemplificar, na prática, a construção dos desafios, metas e ações do I Plano Estadual de Segurança Alimentar no Piauí.

Também estiveram presentes ao seminário a coordenadora do Consea-PI, Janice Lustosa; o secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Teresina, Samuel Silveira; a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uespi, Andréia Conceição Lima; representando a reitoria da Ufpi, a professora doutora Maria do Rosálio Brandim; a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santo Agostinho, Regina Santos; e a nutricionista do Pnae e representando a Seduc, Denise Araújo.

Autoria: Nahiza Monteles
Tags: