19 Dezembro, 2017 14:42

Governo do Estado reabre Unidade de Acolhimento Masculino em Teresina

A unidade tem capacidade de atender inicialmente até 10 adolescentes por até 90 dias sob medida excepcional.

Nesta terça (19), o governador Wellington Dias entregou a Unidade de Acolhimento Masculino Joel Silva, no bairro Aeroporto, em Teresina. A unidade, que estava desativada por decisão do Ministério Público, volta a funcionar atendendo jovens de 12 a 17 anos e 11 meses que estão em situação vulnerável, sem a guarda dos pais por questões judiciais.

Após a execução de cerca de R$ 174 mil, a unidade de abrigo masculino possui agora dois compartimentos para a área administrativa, uma sala de convivência e estar, uma sala de estudos, três dormitórios para adolescentes e um quarto para descanso dos educadores, além de refeitório e cozinha.

Para o governador Wellington Dias, a reestruturação da casa de apoio desafoga a oferta por vagas para jovens em situação vulnerável. “A exemplo dessa unidade do aeroporto, temos novos investimentos que estão sendo feitos não só em Teresina, como em outros municípios. Eu espero em 2018 aprontar e entregar também”, projetou.

A unidade tem capacidade de atender inicialmente até 10 adolescentes por até 90 dias sob medida excepcional, feita por meio do Conselho Tutelar. “O acolhimento não é para menores infratores, com tempo determinado de penalidade. Essa rotatividade é maior porque ela encerra no momento em que ele [adolescente] restabelece a relação familiar, seja por adoção ou por linha de parentesco que assumam a paternidade”, informou o secretário de Assistência Social (Sasc), Zé Santana.

O Estado já oferta uma casa de abrigo feminina que funciona no bairro Saci, em Teresina.

Homenagem
O nome da unidade faz alusão a um jovem campomaiorense atendido pela casa no passado. Joel viveu na unidade masculina por quase quatro anos, onde conquistou o carinho dos servidores do local.

Autoria: Valmir Macêdo

Tags: