25 Abril, 2019 13:03

Estagiárias do Plantão Social da Sasc realizam ação na Praça Rio Branco

Projeto de intervenção corresponde ao trabalho de conclusão do estágio de assistentes sociais.

Edimilson
(Edimilson)

As alunas do Curso de Serviço Social das Faculdades Unip e Anhanguera, que cumprem estágio obrigatório na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizaram uma ação, nesta quinta-feira (24), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, cumprindo proposta do projeto de intervenção. O objetivo era divulgar os benefícios do Programa Passe Livre e Cultura.

O Programa Passe Livre é desenvolvido pela Sasc e permite às pessoas com deficiência, o transporte gratuito em viagens terrestres no território estadual. O projeto de intervenção corresponde ao trabalho de conclusão do estágio e reflete a importância da parceria da Sasc com as faculdades de Serviço Social do Estado do Piauí.

Na ocasião, estiveram presentes, o coordenador de Apoio a Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, Cloude Girão Santiago, a coordenadora do Plantão Social da Sasc, Garlandy Brito Leal; e as alunas que concluíram o estágio Ivone Carreiro, Maria Francisca Sousa e Cibele Evelyn.

Segundo a coordenadora do Plantão Social da Sasc, Garlandy Brito Leal, a ação foi uma forma de divulgar o projeto de intervenção e também fechar um ciclo de trabalho das estagiárias do setor. “A ideia não é só divulgar o projeto, mas também mostrar na prática para as estagiárias como as ações na secretaria são feitas. Além, é claro, de informar à sociedade, e àquelas pessoas que têm alguma deficiência, que elas também têm o direito de ir e vir gratuitamente, desde que estejam cadastradas no projeto” explica Brito.

O Passe Livre Intermunicipal garante que as pessoas com deficiência do estado do Piauí tenham o direito de ir e vir em todo o território estadual com a gratuidade da passagem em ônibus intermunicipais, através da lei nº 5.583, de 11/07/2006, regulamentado pelo decreto nº 12.569 de 16/04/2007.

Já, o Passe Livre Cultura garante o acesso e a gratuidade de cultura livre nos estabelecimentos de entretenimento para as pessoas com deficiência do Estado do Piauí, como cinema, teatros, casas de espetáculos, estádios esportivos e nos eventos culturais de lazer e esportivo. O benefício é assegurado pela lei estadual nº 6.194 de 13/03/2012 e pelo decreto nº 15.995 de 07/04/2015.

Têm direito, em ambos os passes, pessoas comprovadamente carentes e com deficiência física, auditiva, intelectual (mental), visual e múltipla.

O projeto de intervenção é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), com a Universidade Paulista – Unip e Anhanguera.

Documentos necessários para adquirir o Passe Livre Cultura e Intermunicipal

O Passe Livre Intermunicipal e Cultura deve ser solicitados, em Teresina, junto à Sasc, e nos demais municípios, nos Centros de Referências da Assistência Social (Cras).

  • 2 fotos 3x4 atuais e coloridas;
  • Cópia legível da identidade e CPF do requerente;
  • Laudo médico identificando o CID da deficiência (especifico do Passe Livre Intermunicipal), atestando a necessidade ou não de acompanhantes;
  • Cópia do comprovante de renda do requerente e dos familiares que residem sob o mesmo teto (contracheque, extrato bancário, recibos de pagamento e/ou histórico do INSS atualizado);
  • Cópia do cartão e extrato recente do Benefício de Prestação Continuada, se for beneficiário;
  • Cópia do cartão e extrato recente do Benefício de Prestação Continuada, se for beneficiário;
  • Cópia do Passe Livre Municipal de Teresina, se for beneficiário;
  • Cópia da carteira da Associação dos Cegos do Estado do Piauí – ACEP, se for beneficiário;
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência dos acompanhantes (informar até três acompanhantes).

Autoria: Ascom Sasc
Tags: