13 Março, 2019 11:14

Piauí é destaque no Seminário Internacional da Primeira Infância realizado em Brasília

O Governo do Piauí e a Sasc foram homenageados devido ao bom trabalho desempenhado em relação ao Programa Criança Feliz.

Ascom Sasc
Governador durante fala no Seminário Internacional da Primeira Infância (Ascom Sasc)

O governador Wellington Dias e a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Ana Paula Araújo, estiveram, nessa terça-feira (12), em Brasília, onde participaram do Seminário Internacional da Primeira Infância – O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação, que tem como proposta avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país.

Esse é um dos maiores eventos já realizados no Brasil sobre o tema, com a participação de representantes do país inteiro e de outras nações. Na oportunidade, o Governo do Piauí e a Sasc foram homenageados devido ao bom trabalho desempenhado em relação ao Programa Criança Feliz, um exemplo a ser replicado na condução e execução do programa do governo federal.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, divulgou os resultados e desafios do Programa Criança Feliz, que é destaque mundial na promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil. Ainda durante o seminário, representantes de 24 estados, entre eles o Piauí, e do Distrito Federal, assinaram um documento em que reafirmam o compromisso de dar continuidade ao Programa Criança Feliz. O seminário segue nesta quarta-feira (13).

“O Piauí desde o primeiro momento elegeu o Programa Criança Feliz como uma prioridade em seu cenário de assistencialismo social. Ao saber do alcance proposto pelo novo programa, do então Ministério do Desenvolvimento Social, estabelecemos metas e práticas que o tornaram referência nacional”, destacou Ana Paula.

Foto_13032019_100347

“Desde a apresentação e o lançamento, passando pelo treinamento e pelo engajamento das partes envolvidas, tudo teve seu êxito comprovado diante do número de cidades que optaram por aderir ao Criança Feliz, e hoje já temos mais de 190 prefeituras parceiras, levando mais atenção aos novos piauienses, que agora nascem já dentro desta nova realidade”, acrescentou a secretária da Sasc.

“Como fruto dos resultados positivos do Criança Feliz, hoje o Piauí é o segundo estado da nação a ter apresentado um projeto de lei definindo uma legislação específica para a primeira infância, projeto de autoria do deputado Zé Santana, que vem a ser nosso ex-secretário da Assistência Social, mostrando porque avançamos mais a cada dia”, concluiu a gestora.

Programa Criança Feliz

Até o momento, o programa está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e daquelas com até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No Piauí, só em 2018, foram atendidas 28 mil crianças e 809 mil visitas.  

Autoria: Ascom Sasc
Tags: