26 Setembro, 2019 12:17

Prefeita de Boa Vista compartilha experiência com profissionais do Piauí

A gestora participou do Encontro Estadual de Integração do Sistema Único da Assistência Social.

Ascom Sasc
(Ascom Sasc)

Diversas barreiras ainda separam as crianças brasileiras de um cenário onde todas elas possam desenvolver todo o potencial e receber o afeto que precisam. Novos e antigos são obstáculos que permeiam as áreas socioeconômicas, educacionais ou mesmo que envolvem saúde ou políticas públicas. Pensando nisso, a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Ana Paula Araújo, convidou a prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita, para visitar o estado e compartilhar a experiência como gestora para os multiplicadores do Programa Criança Feliz.

A visita foi realizada na última terça-feira (24), em Teresina, durante o Encontro Estadual de Integração do Sistema Único da Assistência Social, onde a prefeita teve a oportunidade de expor os programas que desenvolve na cidade de Boa Vista. “Nós temos hoje uma política pública de primeira infância integrada entre saúde, educação, social, comunicação, finanças e muitos parceiros que trazem o conhecimento e nós colocamos em prática dentro dos equipamentos públicos: Casa Mãe, Pró-Infância, UBSs, Atenção ao Pré-Natal, e por meio de programas como: Família que Acolhe, Caminho da Primeira Infância, abrigos de ônibus temáticos dentre outros", explicou Teresa Surita.

Em seguida, a secretária Ana Paula agradeceu a presença da prefeita e completou: “Feliz em receber a querida prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. Ela é responsável por um trabalho fantástico com as crianças e famílias, e graças ao seu desempenho, hoje, Roraima tem o título de “Capital da Primeira Infância”. Ela atendeu ao nosso convite e veio participar de um evento promovido pela Sasc, onde contamos também com as presenças de Ely Harasawa, do Ministério da Cidadania, representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social e da Universidade de Toronto, que anunciaram parceria com a Sasc e com os multiplicadores do Programa Criança Feliz, para ministrar um curso online com novos conhecimentos e técnicas que aprimorem a execução do programa em todo o Piauí”.

Sobre a cidade da primeira infância

Os investimentos na primeira infância - fase que compreende os seis primeiros anos de vida - fazem com que Boa Vista seja referência para o Brasil e o mundo. As ações voltadas para essa temática foram iniciadas em 2013, com a criação do programa Família Que Acolhe, que integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social e comunicação para as mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida. Essas ações visam ao desenvolvimento integral dos pequenos cidadãos de Boa Vista e mais oportunidades à futura geração.

Para chegar a título de Capital da Primeira Infância, Boa Vista também recebeu apoio de dezenas de instituições ligadas ao tema. Entre elas, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, do Brasil, e Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, e referência na primeira infância mundial. O trabalho de parcerias passa pela formação de mais de 4.600 profissionais capacitados em Desenvolvimento da Primeira Infância com apoio do Instituto Primeiros Anos. Outro instituto a trabalhar em conjunto com a prefeitura foi o IAB, com assessoria técnica, novos livros didáticos e paradidáticos.

Autoria: Diana Cavalcante
Tags: