12 Julho, 2017 12:48

Programa de Preparação para Aposentadoria é iniciado na Sasc

Os encontros de preparação serão realizados quinzenalmente.

Ascom Sasc
Primeiro encontro do PPA na Sasc (Ascom Sasc)

Visando à reconstrução de identidades e desmistificando ideias e concepções distorcidas sobre o desligamento do mundo do trabalho, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), por meio da Unidade de Administração Financeira (Duaf), iniciou, nesta quarta-feira (12), o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O curso de preparação foi instituído pela lei nº 5284, de 27 de dezembro de 2002.  

Reunindo servidores da Sasc, que já apresentam requisitos para aposentadoria ou que vão se aposentar em breve, o primeiro encontro do PPA, realizado no auditório da secretaria, contou com ginástica laboral, apresentação do programa, roda de conversas, dinâmica sobre as expectativas com relação ao PPA e também sobre como o servidor visualiza a aposentadoria. As atividades foram realizadas por psicóloga e assistente social.

“Esse programa é de grande valia para a gente. Sempre tive muitas dúvidas, mas com essa preparação vejo que ficarei melhor informada, em todos os sentidos, para quando eu me aposentar”, afirmou a servidora Odete Sales, que em 2018 completa 30 anos de serviços, opinião também compartilhada por Maria José Costa. “Essa iniciativa é muito esclarecedora. E o melhor, teremos técnicos que nos ajudarão de acordo com a necessidade de cada um de nós”, destacou a servidora.

A preparação, que será realizada quinzenalmente, tem como objetivo reduzir a ansiedade e inseguranças frente ao processo da aposentadoria; desenvolver atividades que minimizam os efeitos negativos desta transição e auxiliam na construção de um novo projeto para o futuro; bem como buscar a qualidade de vida, avaliando os efeitos na saúde integral dos participantes.

Autoria: Ascom Sasc
Tags: