29 Junho, 2017 10:32

Gaymada e shows artísticos marcam Dia do Orgulho LGBT

A ação realizada pela Sasc levou para o parque Potycabana a promoção de cidadania e o enfrentamento ao preconceito.

Ascom Sasc
Gaymada mais uma vez levou de forma lúdica a visibilidade às causas LGBT (Ascom Sasc)

“Olhares tortuosos sempre têm com relação a nós. E por isso mesmo é importante eventos como esse, pois nos dá oportunidade de nos expressarmos, nos dá voz e liberdade. Nós somos cidadãs como quaisquer outras pessoas e merecemos respeito”, declarou as namoradas Larissa Sousa e Solange Malaquias, durante o evento Orgulho LGBT, realizado nessa quarta-feira (28), no parque Potycabana, alusivo ao Dia do Orgulho LGBT.

Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, o evento levou informações, visibilidade e uma articulação com a sociedade civil em respeito aos direitos LGBT e o enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

Na ação, parceiros como Defensoria Pública, OAB-PI e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) levaram informações e orientações de promoção dos direitos. Além disso, performances artísticas de drag queens deram um show a mais. O evento também contou com mais uma edição da Gaymada, atividade esportiva, referente à brincadeira queimada, que mais uma vez levou de forma lúdica a visibilidade às causas LGBT. O time vencedor teve como prêmio seis ingressos para assistirem ao filme Divinas Divas, uma produção dirigida pela atriz Leandra Leal e que conta a história de ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. 

“O principal desafio das LGBTs é justamente enfrentar a discriminação que nós vivenciamos cotidianamente. E obviamente é necessária a intervenção do Estado e políticas públicas para isso. A Sasc no Piauí tem sido a responsável por fazer ações estaduais de promoção dos direitos da população, como, por exemplo, o projeto sem LGBTfobia, que faz capacitações nos municípios piauienses, no sentido de municipalizar ações para a população LGBT. Além, é claro, de promovermos ações como esse evento na Potycabana”, pontuou Victor Kolozwski, coordenador do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira.

“Em nível estadual, nós temos um ganho recente. Nesse mês, o governador do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí um projeto que já foi aprovado, que é o Conselho Estadual do Orgulho LGBT, que será um espaço primordial para discussão de políticas públicas para a população LGBT”, informou Kolozwski.

Tags: