07 Outubro, 2019 13:00

Sasc auxilia no processo eleitoral para conselheiros tutelares no Piauí

As eleições para os Conselhos Tutelares foram realizadas nesse domingo (6).

As eleições para os Conselhos Tutelares foram realizadas nesse domingo (6) em todo o país. No Piauí, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, prestou, além do apoio institucional, apoio logístico e financeiro para o pleito.

“Durante esse processo, que culminou com as eleições para Conselhos Tutelares em todo o Piauí, a Sasc fomentou, apoiou e viabilizou diversas etapas, tendo somado esforços, juntamente com os parceiros envolvidos, de forma que agora temos um novo quadro de conselheiros tutelares eleitos democraticamente, com segurança e dentro do previsto na lei, o que nos faz projetar um cenário positivo para as crianças e adolescentes piauienses”, comemora a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direito Humanos, Ana Paula Araújo.

A gerente de Regionalização da Sasc e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Luciana Evangelista, explica como ocorreu a eleição. “O processo teve início ainda no mês de abril, quando os municípios lançaram seus editais. Cada município define o processo de escolha, alguns fazem, inclusive, avaliação psicológica. O processo foi dividido em diversas fases, após as inscrições e conferências destas, todos os candidatos passaram por capacitações e cursos acerca da política de assistência social e demais temas importantes para a execução do trabalho, depois veio a fase de prova escrita e após o resultado os candidatos puderam fazer suas campanhas. Ontem foi a votação e divulgação dos resultados”, diz Evangelista.

Luciana também fala sobre o transporte das urnas para os municípios. “A Sasc proporcionou a saída das urnas aqui da capital para as zonas eleitorais nos municípios, disponibilizando a verba para custeio do combustível. Além disso, por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/Sasc) está viabilizando as diárias dos funcionários envolvidos na eleição”, afirma a gerente.

De acordo com a presidente, todos os contratempos ocorridos durante o processo foram solucionados e apenas o município de Parnaíba teve a eleição adiada para o dia 20 de outubro. “Tivemos imprevistos em alguns municípios, mas todos foram solucionados em tempo hábil para a ocorrência da eleição. Em Parnaíba, o pleito teve que ser adiado, pois alguns candidatos ingressaram com recursos contra o resultado da prova escrita e situação ainda está sendo solucionada, dessa forma, a eleição vai ocorrer no dia 20 de outubro”, informa Luciana.

A posse dos conselheiros eleitos será, em todo o Brasil, no dia 10 de janeiro de 2020.

Autoria: Jociara Luz
Tags: