22 Agosto, 2019 10:40

Sasc realiza II Encontro Estadual Intersetorial do Programa Criança Feliz

Evento segue até quinta-feira (22) com a participação de representantes de 191 municípios.

Ascom Sasc
Abertura do II Encontro Estadual Intersetorial do Programa Criança Feliz (Ascom Sasc)

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Gestão do Suas (Dugsuas), iniciou, nessa quarta-feira (21), o II Encontro Estadual Intersetorial do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas - Piauí. O evento segue até quinta-feira (22), no auditório do Diferencial Eventos e tem a participação dos 191 municípios piauienses que aderiram ao programa.
 
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Zé Santana; a coordenadora do Criança Feliz e diretora do Dugsuas, Rosângela Sousa; a superintendente da Assistência Social da Sasc, Eryka Miranda; a diretora do departamento da Primeira Infância, representando a Secretaria Nacional da Primeira Infância/Ministério da Cidadania, Gilvani Granjeiro; a diretora do departamento de Proteção Social Básica, representando a Secretaria Nacional de Assistência Social/MS, Heloísa Egas; o superintendente de Educação Básica, representando o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o professor Carlos Alberto; representando a Secretaria de Estado da Cultura, Marcel Julian; a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Coegemas), Lourdes Sousa; a representante do Comitê Estadual da Seduc, Anabela Freitas; a primeira-dama de Sussuapara, Jesuita; e os prefeitos de Sussuapara e São José do Piauí, Edevardo Rocha (Pé Trocado) e João Bezerra (Netão Bezerra) respectivamente; além dos gestores e supervisores do PCF nos municípios.
 
A abertura do II Encontro Intersetorial contou com uma ginástica laboral realizada pelos estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em seguida houve uma apresentação do Grupo de Balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria da Assistência Social do município de Barras, coreografada pela professora Maria Clara Amorim.
 
O objetivo é proporcionar integração entre os principais atores, envolvidos no programa criança feliz, para identificar e sugerir estratégias de intersetorialidade com foco nas ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças na primeira infância e no fortalecimento do Programa Criança Feliz, no estado do Piauí. A programação ainda inclui palestras, debates, apresentação de casos concretos e grupos de trabalho.
 
Zé Santana parabenizou a equipe pela atuação no estado e os demais gestores por fazer parte do Programa Criança Felizes. “Primeiro gostaria aqui de parabenizar a todos pelo crescimento do programa no estado, tanto pela quantidade de pessoas que aderiram ao programa como pela qualidade da execução do mesmo”, disse o gestor.
 
Ele completou falando sobre o projeto de lei apresentado por ele, enquanto deputado estadual, que ressalta a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância do Estado Piauí. “Visando levar ao conhecimento de todos a importância e o conteúdo deste indicativo, apresentamos esse projeto de lei, que é a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância. No caso, os planos, programas, projetos e benefícios voltados para atender as crianças terão que obedecer a determinados princípios, ali elencamos inúmeros deles. Buscamos ali dizer que a participação solidária da família e da sociedade, por meio das organizações representativas, na proteção e promoção da criança, na primeira infância e o controle social das políticas públicas em todos os níveis, precisava ser exercida de forma ampla com uma rede de proteção que precisa contar com a participação de todos”, comenta Santana.
 

Para a diretora do Dugsuas, esse evento vem para somar e multiplicar o conhecimento de todos. “Gostaria mesmo de agradecer a todos que estão presentes aqui. Fizemos tudo com muito carinho e cuidado para que vocês possam aprender cada vez mais e levar para a realidade de vocês melhorias voltadas para o nosso programa”, pontua Rosângela Sousa.

Autoria: Ascom Sasc
Tags: