Sasc realiza III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

Sasc realiza III Encontro Estadual de Enfrentamento á Violência Contra a Pessoa Idosa

Ascom Sasc
Arte de divulgação do evento (Ascom Sasc)

Alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idoso, que é comemorado no dia 15 de junho, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania vai realizar no próximo dia 20, no auditório da Sasc, em Teresina, o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento á Violência Contra a Pessoa Idosa.

A conselheira nacional da Pessoa Idosa e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Engracia Viviane Rodrigues será uma das palestrantes. Além dela, outras autoridades como o coordenador estadual da Mais Vida com Cidadania para o Idoso, delegado Marllos Sampaio, também irão proferir palestras no evento.

São esperados representantes dos 224 municípios piauienses. As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas no local do encontro.

Fazem parte da rede de atendimento ao idoso: o conselho estadual; os conselhos municipais que trabalham especificamente com os direitos do idoso; a Delegacia do Idoso; a Coordenadoria Estadual Mais Vida com Cidadania para o Idoso; Núcleo Estadual de Defesa da Pessoa Idosa e o Centro de Referência e Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi). Além disso, a Sasc também mantém casas de acolhimento, como a Vila do Ancião, em Teresina e Abrigo São José, em Parnaíba.

O dia 15 junho foi instituído como Dia Mundial da Pessoa Idoso, em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção á Violência á Pessoa Idosa.

De acordo com o diretor da Unidade de proteção Social Especial da Sasc, Severo Eulálio Rocha, o Dia de Enfrentamento á Violência Contra Pessoa Idosa, serve para promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da nossa história.

“Com o encontro, temos como objetivo buscar uma consciência mundial, social e politica da existência da violência contra pessoa idosa. Precisamos incentivar o debate e o fortalecimento das mais diversas formar de prevenção”, destacou Severo Eulálio.

“As pessoa idosas têm o direito a igualdade, a dignidade e o nosso respeito. Merecidamente elas podem usufruir de um processo de envelhecimento ativo e saudável”, conclui o diretor.

PROGRAMAÇÃO

08h - Coffee Break

09h - Abertura

Apresentação Artística

Composição da Mesa de Honra

Fala das Autoridades

09h30 - Mesa Redonda

Tema - Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado do Piauí - Experiências Exitosas. Palestrante: coordenador estadual do Idoso, delegado Marllos Sampaio.

Tema: Violência Contra a Pessoa Idosa - Desafios para o Enfrentamento. Palestrante: conselheira nacional da Pessoa Idosa e representante da Contag, Engracia Viviane Rodrigues.

Tema: Política de Atendimento á Pessoa Idosa no Piauí - Plano Estadual de Politicas para a Pessoa Idosa. Palestrante: conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira Sousa.

11h30 - Debate

12h - Encaminhamentos: Implantação e Implementação dos Conselhos Municipais de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa e Elaboração dos Planos Municipais de Políticas para a Pessoa Idosa.

13h - Encerramento.

 

Autoria: Ascom Sasc
Tags: