06 Novembro, 2017 13:53

Secretário da Sasc e consultora da Unesco debatem propostas de combate à intolerância religiosa no Piauí

Em reunião, também foi apresentado o relatório de intolerância e violência religiosa no Brasil.

Edimilson/Sasc
Secretário Zé Santana, gestores de Direitos Humanos da Sasc e consultora da Unesco em reunião (Edimilson/Sasc)

O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, recebeu, nesta segunda-feira (6), a consultora da Unesco, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, Andrea Guimarães, com quem debateu assuntos referentes à intolerância religiosa no Piauí. Participaram também da reunião a diretora da Diretoria de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva; a coordenadora Estadual de Promoção de Igualdade Racial, Assunção Aguiar; demais gestores de unidades da Sasc.

No encontro, que faz parte de uma agenda de compromissos que segue até quarta-feira (8) com reuniões, audiências e visitas sobre o tema, foi apresentado o relatório de intolerância e violência religiosa no Brasil, que foi elaborado pela Secretaria Nacional de Cidadania, no ano de 2014-2015, bem como também debatidas medidas conjuntas de combate à intolerância religiosa no estado.

“Juntamente com o relatório, apresentamos como outros estados têm atuado, as ações que têm sido feitas, para que possamos fazer propostas parecidas aqui no Piauí. Além disso, a proposta também é que saia um relatório estadual para fazer um diagnóstico específico do estado, porque diante das especificidades da região há uma necessidade disso”, afirmou Andrea Guimarães.

Na oportunidade, também foi colocada em pauta a proposta de uma institucionalização de um comitê em formato de conselho para desenvolver e fortalecer a promoção do direito à diversidade religiosa. “Estamos à disposição para articular e apoiar essas e demais iniciativas entre sociedade civil e poder público em busca de fazer valer os preceitos fundamentais de respeito às crenças, ao pensamento religioso de cada um. Todos têm direito de viver sua fé”, concluiu o secretário Zé Santana.

Tags: