25 Maio, 2017 8:52

Secretário da Sasc e coordenadora da Mulher tratam de melhorias para abrigos que atendem mulheres vítimas de violência

Em pauta, questões relativas ao Centro de Referência para Mulher Vítima de Violência Francisca Trindade e à Casa Abrigo Mulher Viva.

Ascom Sasc
Reunião entre representantes da Sasc e da Coordenadoria da Mulher (Ascom Sasc)

O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, recebeu, nessa quarta-feira (24), técnicos e a coordenadora de Estado de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina.

Em pauta, questões relativas ao Centro de Referência para Mulher Vítima de Violência Francisca Trindade e à Casa Abrigo Mulher Viva. Haldaci solicitou a contratação de mais profissionais, reforma e compra de equipamentos para o Abrigo Francisca Trindade.

Na oportunidade, eles discutiram também sobre um termo de cooperação técnica, que está sendo elaborado e que será assinado pelo secretário e pela coordenadora.

“Nós sabemos que a parte estrutural dos abrigos fica a cargo da Sasc e as políticas públicas desenvolvidas nas duas casas são realizadas pela CEPM. Diante disso, iremos analisar as demandas e o que for mais urgente, vamos resolver o quanto antes”, afirmou o secretário, Zé Santana.

Casa Abrigo Mulher Viva

Criada em 2004, a Casa Abrigo Mulher Viva é um programa de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que funciona 24 horas, em caráter sigiloso, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Sasc e da CEPM.

A instituição tem capacidade para atendimento a 20 pessoas, entre mulheres e filhos, durante o período de até três meses em que estejam em situação de violência e risco de morte.

Durante a estadia na casa, as mulheres e as crianças recebem atendimento psicossocial, de saúde e jurídicos, além de participar de oficinas. As crianças e adolescentes ainda têm direito a atividades pedagógicas.

Centro Francisca Trindade

No dia 16 de outubro deste ano, o centro fará 10 anos de existência. A instituição representa um espaço de atendimento psicossocial e jurídico voltado ao bem-estar da mulher e ao exercício pleno do seu direito e à cidadania.

A casa conta com uma equipe técnica formada por profissionais da área de assistência social, psicologia e advocacia, além de pessoal de apoio administrativo e estagiários capacitados para a recepção e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Chegando ao espaço, a mulher recebe um atendimento individualizado e específico. Se necessário, a mesma é direcionada à rede de proteção social. A casa ainda desenvolve campanhas e ações com o objetivo de orientar e informar a todas a mulheres sobre seus direitos.

Autoria: Ascom Sasc
Tags: