28 Março, 2017 11:34

Secretário da Sasc recebe representantes do Comitê de Combate à Tortura

Membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado do Piauí foram recebidos, nesta segunda-feira (27), pelo secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, onde trataram sobre o seminário estadual alusivo ao Dia Internacional do Combate à Tortura, que será realizado nos dias 22 e 23 de junho.

Durante a reunião, os representantes do comitê apresentaram um relatório com as necessidades do órgãos e solicitaram melhorias nas condições de trabalho, como uma sede própria.

“Saímos daqui muito confiantes. Acreditamos que o secretário irá nos ajudar, de fato e de verdade, na realização das nossas ações. Embora o nosso trabalho seja voluntário, precisamos ter, no mínimo, um lugar para nos reunir, que tenha a nossa cara”, cobrou a presidente do Comitê de Combate à Tortura, Lourdinha Nunes.

“O trabalho do comitê é formidável e digno dos mais sinceros elogios. O envolvimento dos integrantes fortalece a presença da sociedade em ambientes onde geralmente ela não se faz presente, daí o porquê dos excessos se caracterizam em forma de tortura”, destacou o secretário da Sasc, Zé Santana.

O comitê

O órgão foi instituído pelo decreto nº 14.233, de 11 de junho de 2010, dentro do Plano de Ações Integradas para Prevenção e Controle da Tortura no Brasil. Dentre as funções do comitê, está a realização de diagnósticos sobre eventuais práticas de tortura. O comitê é composto de representantes de entidades historicamente ligadas à defesa da pessoa humana. São eles: Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça do Piauí, Assembleia Legislativa, Polícia Militar, Universidade Federal do Piauí, Ministério Público do Piauí, secretarias de Estado da Segurança, Assistência Social, dentre outros. 

Autoria: Ascom Sasc
Tags: