18 Junho, 2019 14:22

Alunos da Uespi acompanham palestra sobre Rede de Urgência e Emergência

Objetivo é melhorar o entendimento sobre a rede dentro da comunidade acadêmica.

Pedro Falcão
(Pedro Falcão)

Alunos da área da saúde da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) acompanharam, na manhã desta terça-feira (18), uma palestra sobre a Rede de Urgência e Emergência (RUE) com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado do Piauí, Telmo Mesquita. Durante a palestra, os alunos puderam ver dados sobre a forma de funcionamento da RUE no Piauí, as dificuldades e pontos fortes que a rede apresenta atualmente no estado, além da importância da existência desta iniciativa para a saúde no nosso estado.

Patrícia Torres, aluna do curso de Fisioterapia, fala que o momento ajudou a entender melhor a realidade da RUE no estado. “Foi uma palestra muito boa. Ajudou a ampliar a nossa visão de como podemos nos inserir nessa realidade, como futuros profissionais, futuros gestores da saúde e ajudar a evoluir a realidade do estado”, fala a estudante.

Gisela Serafim, preceptora da residência multiprofissional e UTI, fala que a palestra com o acompanhamento dos estudantes é de suma importância para a formação deles como futuros profissionais, uma vez que se percebe um desconhecimento sobre as diversas redes que compõem o sistema de saúde do estado. “Eu percebi, de alguns anos para cá, que é preciso abordar mais essas informações com nossos alunos, para que eles entendam sobre o funcionamento da prática da Secretaria de Saúde, do que de fato é proposto pelo nosso sistema, ajudando até mesmo a fortalecer o trabalho que é desenvolvido”, disse Gisela.

Telmo Mesquita destacou que a presença de residentes multiprofissionais para tratar sobre a RUE ajuda nas possibilidades de um futuro melhor para o sistema. “Profissionais de várias áreas estarão mais ligados sobre a realidade da rede de urgência e emergência e entenderão agora, além do funcionamento da rede, sobre a gestão que é feita aqui dentro da Secretaria de Estado da Saúde podendo futuramente até mesmo compor essa gestão e ajudar a melhorar a saúde do Piauí”, disse o coordenador da rede.

Autoria: João Marcelo Ferry
Tags: