20 Junho, 2018 16:59

Sesapi garante tratamento a criança com cardiopatia congênita

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

James Almeida
(James Almeida)

Luiz Guilherme Santos, de apenas seis meses, é um vitorioso. Submetido a cirurgia cardíaca momentos após o nascimento, o bebê passou os primeiros meses de sua vida numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital do Coração, em São Paulo. O diagnóstico de cardiopatia congênita foi dado ainda no ventre da mãe, Tuany Santos, ao final de 2017.

À época, todos os exames indicavam a necessidade de um parto acompanhado por uma equipe médica especializada, uma vez que após o nascimento do menino, o mesmo deveria ser encaminhado para uma UTI e assim iniciar a assistência. Assim foi feito. Luiz Guilherme nasceu no dia 5 de janeiro de 2018, passou pelo procedimento cirúrgico e já recebeu alta.

Toda assistência à criança foi garantida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com encaminhamento para a rede especializada para acolher a mãe e iniciar os atendimentos ao menino. Foram disponibilizadas ainda passagens áreas, diárias e todo suporte à família.

“Deu tudo certo. Ele está bem, já recebeu toda a vacina, já podemos sair de casa. Passou a fase crítica”, ressalta a mãe. Já está garantido o acompanhamento médico em Teresina e com um ano, Luiz deve voltar para São Paulo, para procedimentos de rotina.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu a família em seu gabinete. “Luiz está aqui conosco, prontamente restabelecido e com saúde. Todos nos unimos numa grande corrente, para poder garantir as condições necessárias para que a mãe fizesse o parto fora do Estado e Luiz Guilherme fosse submetido ao procedimento cirúrgico”, afirma.

A assistência a crianças com cardiopatia congênita hoje também teve mais uma conquista, com o encaminhamento de Carlos Eduardo, 14 anos, que embarca para Recife/PE, para ser submetido a um transplante de coração no Hospital Real Português. Ele vai com total assistência da Secretaria de Saúde.

Autoria: Graciene Nazareno
Tags: