15 Dezembro, 2017 13:02

Wellington aprova plano para reestruturação da Secretaria da Saúde

O projeto é fruto de parceria com o Conass, entidade nacional referência em gestão em saúde.

Francisco Leal
Reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Francisco Leal)

Em reunião com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta sexta-feira (15), o governador Wellington Dias tratou sobre a implantação de um projeto de modernização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Auxiliado pela entidade nacional de gestão de Saúde, o plano de ação deverá fortalecer o planejamento de unidades de saúde e agilizar a liberação de recursos para investimentos.

Formulado nos últimos dois meses por meio de parceria entre técnicos do Estado e do Conass, que congrega as 27 secretarias estaduais de Saúde, o Projeto de Reestruturação Gerencial da Sesapi faz parte de uma política nacional do conselho de secretarias, que deverá ser implantado no Piauí durante o ano de 2018.

O plano possui como pontos base intervenções nas áreas de administração, planejamento e gestão, e área de execução orçamentária e fundo de saúde. “As grandes questões desse projeto são  melhorar o desempenho nacional das áreas meio para que a gente possa atender de forma eficiente a população por meio das áreas finalísticas”, destaca o coordenador técnico do Conass, René Santos.

Para o representante do conselho nacional, a reestruturação do Fundo Estadual de Saúde e sua legislação é um primeiro passo para avanços na saúde pública piauiense. “Com isso, nós vamos conseguir fazer com que a administração e a execução orçamentária sejam melhores em termos de eficiência e permitir que o recurso chegue mais facilmente, de forma mais adequada a responder às necessidades da população”, pontuou René.

O governador Wellington Dias é um dos entusiastas para a implantação do projeto no Piauí. “Ela moderniza a secretaria, aponta mecanismos para um melhor controle e com base na experiência, naquilo que deu certo em outros estados. Tudo para que possamos dar uma resposta de forma mais ágil e moderna à população, na área da saúde”, destacou o gestor.

O projeto já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O líder do governo na casa, deputado João de Deus, participou da reunião com o Conass e diz que há um esforço no sentido de aprovação da matéria.

Autoria: Valmir Macêdo

Tags: