13 Abril, 2018 9:35

Doação e transplantes de órgãos são temas de evento em Teresina

A coordenadora da Central de Transplantes fez a palestra de abertura.

Amanda Dourado
Abertura do Colégio Médico Acadêmico do Piauí (Amanda Dourado)

Com o  tema “Situação dos transplantes e doação de órgãos no Brasil”, a coordenadora da Central Estadual de  Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, proferiu a palestra de abertura do Colégio Médico Acadêmico do Piauí (Comapi). O evento, que iniciou nessa quinta-feira (12), aborda "Da doação ao transplante | Uma visão interdisciplinar" e é voltado para acadêmicos e profissionais de saúde.

Para Lourdes Veras, esse tipo de curso é de suma importância, pois aumenta o leque de conhecimento dos estudantes e profissionais da saúde. "Como a grade curricular dos cursos da saúde ainda não tem nenhuma disciplina que fale sobre todo o processo de doação de órgãos e tecidos, ter um curso que leve até esses profissionais um conhecimento sobre essa área é de grande relevância", lembra a coordenadora.

Além da palestra de abertura, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí ainda vai ministrar a oficina "Planejamento econômico e financeiro dos transplantes". 

O evento vai até o dia 15 de abril e está sendo realizado no auditório da Facime/Uespi, no Centro de Teresina.

Também ministram palestra, a enfermeira Patrícia Figueiredo, integrante da coordenação da Central Estadual de Transplantes, que vai falar sobre "Segurança e transparência no processo de doação e transplantes"; a coordenadora do Banco de Tecido Oculares do Hospital Getúlio Vargas, Namir Clementino;  o médico intensivista do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), Nagele Lima; e o coordenador da Organização de Procurar de Órgãos (OPO), enfermeiro Gilson Cantuário. 

A certificação será concedida pela  Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e terá 40 horas de formação. 

Autoria: Amanda Dourado
Tags: