13 Setembro, 2017 16:46

Estado e Prefeitura de Teresina debatem sobre reorganização na assistência neonatal

Com a reorganização, a Maternidade vai ficar com 40 leitos de UTI neonatal

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta quarta-feira (13), com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, e membros dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde para debater sobre o Plano Emergencial de Redução da Mortalidade Infantil na capital.

Uma das estratégias do Plano é direcionar os esforços de assistência na Maternidade porque a unidade dispõe de infraestrutura adequada, de equipamentos e de pessoal para melhor assistência aos pacientes de alto risco. A Maternidade Dona Evangelina Rosa terá, até 2018, 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), concentrando a assistência em alta complexidade neonatal. 

“Esse plano não visa o fechamento de nenhum serviço e sim uma reorganização da rede de assistência visando otimizar os serviços oferecidos à população. Assim teremos mais estrutura, resolutividade e integração. Investiremos mais ainda em estrutura e qualificação profissional para otimização dos resultados”, afirma Florentino Neto. 

Pelo Plano, enquanto a Maternidade ficará com os leitos de UTIN, as maternidades do município ficarão com os leitos de Cuidados Intermediários, funcionando também como retaguarda. A Maternidade já conta com 30 leitos de UTIN, sendo que 10 foram entregues ainda no primeiro semestre de 2017, e mais 34 leitos entre Cuidados Intermediários Comum(UCINCO) e Canguru.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, garante que "nenhuma UTI neonatal será fechada em Teresina". A FMS e a Sesapi estão trabalhando juntas para reorganizar e otimizar os atendimentos em benefício da população. Com isso a FMS vai trabalhar para aumentar o número de leitos de tratamento intermediário(UCinco) de 21 para 49, que serão distribuídos nas quatro maternidades.

O superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, afirma que a assistência qualificada ao neonatal é uma realidade que também se observa no interior do Estado, com a descentralização dos serviços em Parnaíba e Floriano, que atualmente contam com 30 leitos, sendo que nos Hospitais Estadual Dirceu Arcoverde são 20 leitos, entre UTIN e UCINCO, e no Regional Tibério Nunes, em Floriano, com 10 leitos. “De Parnaíba, de janeiro pra cá, apenas duas crianças neonatos foram transferidas para Teresina”, afirma.

Além daqueles hospitais, o Estado reforça a assistência ao recém-nascido com a abertura de novos leitos em Picos, com 20 leitos; em Floriano, com mais 10 leitos de UCINCO. Estão previstos ainda mais 20 leitos de Cuidados Intermediários nos Hospitais da rede estadual nos municípios de Piripiri e São Raimundo Nonato.
 

Autoria: Denise Nascimento e Graciene Nazareno
Tags: