31 Maio, 2019 10:04

Evento discute saúde da população negra e quilombola do Piauí

O encontro será na comunidade quilombola Custaneira, em Paquetá do Piauí.

Neste sábado (01) e domingo (02), a saúde da população negra e quilombola será debatida no 5º Encontro Estadual das Comunidades de Terreiros, que será realizado na comunidade quilombola Custaneira, em Paquetá do Piauí.

O coordenador de Promoção de Equidade e Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) , Gilvano Quedes, vai debater com a comunidade sobre as politicas de equidade em saúde no estado do Piauí. “Nosso intuito é aplicar com mais eficácia as políticas sociais voltadas para essa população. E precisamos ouvir as demandas dessa comunidade e esse encontro será de suma relevância para essa discussão”, afirma Gilvano.

A realização do evento é uma parceria dos religiosos de matriz africana e comunidades quilombola em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Durante o encontro, serão realizadas rodas de conversa com professores, pesquisadores, gestores culturais, quilombolas, religiosos, lideranças, profissionais e estudantes envolvidos com a temática, além de dinâmicas e atividades artísticas e culturais.

A Coordenação de Promoção em Equidade e Saúde da Sesapi realiza um trabalho de capacitação dos profissionais de saúde, para melhorar o atendimento à população negra e quilombola do Piauí. “O objetivo da nossa coordenação é qualificar os profissionais da área de saúde, discutindo principalmente a questão do racismo institucional, para que as pessoas que os procuram, possam sentir essa humanização no atendimento”, lembra Gilvano Quedes.

Autoria: Amanda Dourado
Tags: