23 Setembro, 2019 11:56

HGV treina colaboradores para atuarem em casos de incêndio

Capacitação cumpre legislações especificas que regulamentaram a criação de brigadas em ambientes profissionais.

Com o objetivo de prevenir um eventual sinistro e ampliar as estratégias de segurança no ambiente de trabalho, além de alinhar conhecimentos de primeiros socorros em casos de incêndio, os colaboradores do Hospital Getúlio Vargas (HGV) vão participar, a partir desta terça-feira (24), de treinamento teórico e prático de brigada de incêndio nível I.

Com a meta de treinar servidores de todos os setores do hospital, as ações prosseguem até outubro e fazem parte do calendário das atividades anuais do HGV. A organização é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Núcleo de Saúde do Trabalhador (NST).

Dentre os temas abordados estão: prevenção de incêndios e métodos de extinção, manuseio de extintores, conhecimento de rota de fuga e saídas de emergência, evacuação do prédio e procedimentos a serem tomados em caso de princípio de incêndio.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que "saber o que fazer em uma situação de incêndio ou de risco é essencial dentro de um ambiente de cuidado à saúde".

O técnico em Segurança do Trabalho do HGV Anderson Soares diz que a capacitação cumpre as legislações especificas que regulamentaram a criação de brigadas em ambientes profissionais, que são a norma regulamentadora nº 14.276, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a norma regulamentadora nº 23, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O instrutor responsável pelo treinamento será o bombeiro civil da Aeronáutica Werley de Sousa Damásio.

Para o diretor técnico da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, prevenir é imprescindível quando se trabalha com vidas. "O HGV já segue todas as normas de segurança necessárias, mas vamos instruir todos os colaboradores, de todos os setores, para uma eventual urgência relacionada a sinistro", pontua o diretor.

Autoria: Fátima Oliveira e Solinan Barbosa
Tags: